0
O procurador da República André Casagrande Raupp denunciou o vereador em Nova Ipixuna Zacarias Rodrigues da Silva, sua mulher, Deusenira Silva Gomes, o pescador Edmilson Pereira Gomes e seis pessoas, acusados de organizar esquema que desviava recursos do seguro-defeso.
Segundo o MPF, o vereador e a esposa – que sucedeu o marido na direção da colônia de pescadores Z-58 -, cadastravam não pescadores para ganhar um salário mínimo mensal, benefício criado para auxiliar o sustento das famílias de pescadores durante o período de proibição da atividade pesqueira.
Testemunhas ouvidas durante as investigações revelaram que a quadrilha cobrava de 50% a 70% do recebido. E Zacarias, em troca do cadastramento, solicitava a transferência de títulos para obtenção de votos, o que foi informado ao Ministério Público Eleitoral, para apuração do crime.
Pelo mesmo tipo de fraude, em maio deste ano o MPF em Marabá já havia denunciado à Justiça uma quadrilha que atuava na colônia de pescadores Z-43, e em 2009 desarticulou outro bando em Jacundá, que agia na colônia Z-45, da Vila Apinagés, em São João do Araguaia.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Descaso em Salinas

Anterior

O Pará é uno

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *