0

Três Escolas SESI do Pará conquistaram a certificação Microsoft Showcase Schools, que premia o uso inovador de tecnologias para aprimorar a aprendizagem e a gestão escolar. As unidades de Belém, Ananindeua e Paragominas foram as pioneiras da região Norte a receberem, simultaneamente, essa certificação. A entrega oficial ocorreu no dia 4 de novembro, em uma cerimônia organizada pelo Departamento Nacional do SESI, em Brasília.

O programa Microsoft Showcase Schools é uma iniciativa internacional que busca transformar a educação por meio de uma rede de escolas pioneiras, promovendo experiências inclusivas, centradas nos alunos e impulsionadas por inovações tecnológicas. Participar desse seleto grupo permite às escolas acesso a uma rede global de suporte e interações com líderes educacionais. Segundo Dário Lemos, superintendente do SESI Pará, a certificação é fruto de anos de dedicação e trabalho colaborativo.

“Temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso do SESI Pará, que a cada ano firma seu nome como referência no cenário educacional. As certificações e reconhecimentos recebidos este ano são frutos de muita dedicação e trabalho árduo de todos os envolvidos no processo educacional”, destacou Lemos.

Outro marco significativo para a Rede SESI de Educação do Pará foi a conquista do Selo de Qualidade do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), no período de 13 a 14 de novembro. O programa, desenvolvido em parceria com o Chile e implementado no Brasil pela Fundação L’Hermitage, reconhece escolas que se destacam pela gestão eficiente e qualidade de ensino. As unidades de Belém, Ananindeua, Altamira, Paragominas e Marabá foram certificadas este ano. Segundo Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará, a meta para 2025 é expandir o reconhecimento para outras cinco unidades: Icoaraci, Santa Izabel, Castanhal, Bragança e Santarém.

“Nosso objetivo é tornar os processos escolares mais eficientes, otimizar recursos e elevar os resultados de aprendizagem dos alunos. As escolas SESI que conquistam o Selo PSGE são referências em inovação pedagógica e gestão moderna”, explicou Arguelles.

O mês de novembro também trouxe vitórias para o SESI Pará no campo da robótica. Durante o Robótica 2024, o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, realizado em Goiânia entre os dias 11 e 17, as equipes da Escola SESI Ananindeua brilharam nas competições finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A equipe Tecno Champions conquistou o 1º lugar nacional na categoria “Robustez”, sendo reconhecida pelo design e desempenho excepcional de seu robô. Já a equipe Robobusters alcançou o 1º lugar no prêmio “Diário do Robô”, pela melhor documentação técnica, e a 5ª colocação geral, garantindo classificação para o Super Regional das Américas, que será realizado em abril de 2025, nos Estados Unidos.

O evento foi promovido pela RoboCup Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), com apoio do Governo de Goiás.

Igor escolheu os primeiros nomes do secretariado de Belém

Anterior

Cientistas desenvolvem pirulito de realidade virtual

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários