0

Está aberto o edital do VII Concurso Ciência e Arte, na modalidade Música, com os estilos carimbó, brega, tecnobrega e paródia, na Universidade do Estado do Pará, através do Centro de Ciências e Planetário do Pará. Neste ano, o tema do concurso é “Astronomia e Amazônia: o céu é o limite”, e contemplará as categorias infantil (6 até 12 anos), juvenil (13 aos 17 anos), adulto (18 até 59 anos) e sênior (a partir dos 60 anos). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de agosto, em formulário on-line.

A produção deve estar em formato MP3 ou MP4, tamanho de até 15 MB e ser anexada ao formulário. Cada concorrente poderá participar com apenas uma música e é vedado o uso de nomes verdadeiros, de personalidades ou de autoridades na produção sonora. Os inscritos devem, necessariamente, recorrer a nomes fictícios. A produção sonora também tem que ser inédita.

A intenção é promover e divulgar o interesse pela astronomia e ciências afins, por meio do estímulo à participação ativa da sociedade, na discussão sobre o uso consciente dos recursos naturais, considerando os aspectos ambiental, social e econômico, que impactam diretamente na qualidade de vida da população amazônica. O edital define que a música é entendida como arte auditiva, constituída por linguagem verbal e sonora, e que possibilita a produção de narrativas curtas, de fácil análise linguística e interpretação textual.

Para o diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, o aspecto regional é um dos diferenciais do Ciência e Arte. “O concurso traz a opção de os candidatos criarem uma música com a temática da Amazônia, sem perder de vista a COP 30, que está se aproximando. Então, falar da Amazônia é fundamental”, destaca.

A comissão julgadora do concurso selecionará as três melhores músicas, por categoria. Serão considerados os critérios de avaliação: adequação e pertinência ao tema proposto; criatividade e originalidade na apresentação e desenvolvimento da proposta; capacidade de síntese em abordar o tema; qualidade e domínio da técnica.

Os três primeiros classificados serão premiados por estilo musical. O primeiro lugar receberá troféu e medalha, o segundo e terceiro lugares serão contemplados com medalha. O resultado final será divulgado no dia 13 de setembro e a entrega da premiação ocorrerá em cerimônia no hall do Centro de Ciências e Planetário do Pará, dia 30 de setembro.

Lívia Duarte propõe CPI das Milícias Digitais na Alepa

Anterior

O jornalista acidental

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários