Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

APJ celebra 200 anos da Imprensa no Pará e protagonismo feminino

Este ano transcorre o bicentenário da Imprensa no Pará, o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Para celebrar marco histórico de tal importância, a Academia Paraense de Jornalismo concebeu uma programação alusiva a essa memória.

A primeira sessão enfatizará a invisibilidade da presença feminina no Jornalismo do Pará, através de palestra da professora doutora Rosa Arraes, museóloga, diretora do Museu Palacete Bolonha. Como contraponto, na ocasião, a APJ prestará tributo ao protagonismo de mulheres que, em uma feliz conjuntura, atualmente comandam cinco tribunais no Pará – TJPA, TRE, TRT8, TCM e TCE, o Banpará, a Federação Paraense de Futebol, a Associação Comercial do Pará, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, o Museu Emílio Goeldi, o GAECO do Ministério Público do Estado, Universidades, o Colégio Integrado, a Fundação Carlos Gomes, o Sinjor-PA, a ATEP-PA, a Comissão da Mulher da OAB-PA, a Abrasel-PA, Secretaria de Estado e do Legislativo, Procuradoria da Mulher, 1ª Secretaria e Comunicação na Alepa e a Primeira-Dama do Pará, além de ativistas sociais, jornalistas e professoras doutoras que formaram gerações de profissionais e legam imensa contribuição ao conhecimento e à sociedade.

O evento será no próximo dia 5 de maio, no Teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará. A cerimônia incluirá a posse oficial da diretoria reeleita por aclamação da APJ e do novo membro titular, o jornalista, escritor e dramaturgo Edyr Augusto Proença, que será saudado oficialmente pelo decano da Academia, jornalista Linomar Bahia.

A partir das 18h, haverá sessão de autógrafos e venda de livros dos acadêmicos Walbert Monteiro, Graça Lobato Garcia, Sebastião Godinho e Walcyr Monteiro (in memoriam), no hall de entrada do teatro. Às 19h, pocket show de Salomão Habib no palco. Às 19h15, solenidade de posse, seguida de nova apresentação artística. Às 20h serão entregues as homenagens, em seguida breve palestra sobre as mulheres jornalistas há dois séculos. A programação encerra com desfile de moda da Maison Bavieka Gallery.

A diretoria reeleita é integrada por Franssinete Florenzano (presidente), Cadeira n.º 13; Célio Simões (vice), Cadeira n.º 20; Graça Lobato Garcia (secretária), Cadeira n.º 01; Denis Cavalcante (diretor de Divulgação), Cadeira n.º 28; Walbert Monteiro (diretor de Publicações), Cadeira 25; Roberta Vilanova (diretora Tesoureira), Cadeira 12; e Sebastião Godinho (diretor jurídico), Cadeira nº 22. São membros titulares do Conselho Fiscal: Ernane Malato (Cadeira 31), João Augusto de Oliveira (Cadeira 35) e Karlla Cattete (Cadeira 39); e Océlio Morais (Cadeira 29), Sheila Faro (Cadeira 04) e Marcos Reis (Cadeira 14), suplentes.

Compõem, ainda, a APJ, como membros titulares, Aldemir Feio, Álvaro Martins, Antônio José Soares, Antônio Praxedes, Bernardino Santos, Carlos Mendes, Cláudio Guimarães, Donato Cardoso, Douglas Dinelli, Edson Franco, Eloy Antero Lins, Francisco Sidou, Gilberto Danin, Isabel Benone, Ivo Amaral, Joaquim Antunes, José Wilson Malheiros da Fonseca, Kedma Farias, Linomar Bahia, Octavio Pessoa, Ribamar Fonseca, Salomão Larêdo, José Pantoja de Menezes e Wilson da Mota.

As homenageadas:

Daniela Barbalho, Primeira-Dama do Pará
Maria Inês Melo, ativista voluntária em projetos sociais
Desembargadora Célia Regina Pinheiro – presidente do TJPA
Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento – presidente do TRE-PA
Desembargadora Federal do Trabalho Graziela Leite Colares, presidente do TRT8 (PA/AP)
Conselheira Mara Barbalho – presidente do TCM-PA
Conselheira Lourdes Lima – presidente do TCE
Vera Oliveira, secretária de Estado de Comunicação do Pará
Deputada Nilse Pinheiro, 1ª Secretária da Mesa Diretora e Procuradora Especial da Mulher, da Alepa
Graciete Maués, a primeira presidente da Tuna e da FPF
Empresária Elisabete Grunvald, primeira presidente da ACP, em 203 anos
Profa. Dra. Anaíza Vergolino, a primeira presidente do IHGP-PA, em 123 anos.
Ruth Pimentel Mello, a primeira presidente do Banpará, em 60 anos
Profa. Dra. Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama e presidente do Conselho Estadual de Educação
Promotora de Justiça Ana Maria Magalhães, primeira mulher a chefiar o GAECO – Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado, do MPPA
Profa. Dra. Ilma Pastana, vice-reitora da UEPA
Profa. Dra. Lílian Mendes Acatauassú Nunes – pró-reitora de Administração do Cesupa
Profa. Dra. Nazaré Sarges, coordenadora da Cátedra João Lúcio da UFPA / Instituto Camões, membro do IHGP-PA
Profa. Dra. Ana Luisa Albernaz, diretora-geral do Museu Paraense Emílio Goeldi
Profa. Dra. Zélia Amador de Deus – professora Emérita da UFPA, fundadora do Cedenpa
Irmã Marie Henriqueta Cavalcante – coordenadora da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte2 (PA/AP) e presidente do Instituto de Direitos Humanos Dom José Azcona
Advogada Ana Celina Hamoy – diretora jurídica do Cedeca/Emaús
Socióloga Norma Barbosa – Ouvidora da Defensoria Pública do Pará
Profa. Glória Caputo, presidente da Fundação Carlos Gomes
Profa. Dra. Jena Vieira, diretora do Festival de Ópera do Theatro da Paz
Jornalista Rose Gomes, vice-presidente do Sinjor-PA
Economista Dulce Rosa de Bacelar Rocque – ativista social e presidente da Associação Cidade Velha – Cidade Viva
Empresária Beth Couto – ativista voluntária de projetos sociais
Profa. Dra. Rosa Arraes, museóloga, diretora do Museu Palacete Bolonha
Maestrina Maria Antonia Jimenez, regente do Coro Carlos Gomes
Profa. Dra. Ima Vieira – membro do Conselho da Cidadania da Prefeitura de Belém, do Conselho Científico da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e do Global Landscapes Forum-Amazon
Profa. Dra. Cléa Bichara, médica pesquisadora do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, e presidente da Rede Nacional de Pesquisa de Toxoplasmose
Irmã Raimunda Rodrigues – fundadora da Fraternidade Ágape da Cruz
Irmã Josefa Iglesias – presidente da Fraternidade Ágape da Cruz
Professora Doutora Ana Prado – ex-coordenadora dos cursos de Comunicação da Unama e UFPA
Professora Doutora Vânia Torres – Programa de Pós-Graduação da UFPA
Professora Karla Cancela – diretora executiva e fundadora do Colégio Integrado
Isabela Lima, presidente da Abrasel-PA
Advogada Mary Cohen – presidente da Atep-PA
Advogada Marcela Lima, empresária e ativista social.
Administradora Rebecca Hesketh, secretária legislativa da Alepa
Jornalista Alda Dantas, chefe da Assessoria de Comunicação da Alepa
Jornalista Leni Sampaio – pioneira em reportagem de TV
Advogada Gabrielle Maués, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PA

Fotos de eventos passados da APJ, antes da pandemia.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Participe da discussão

1 comentário

  1. Inegavelmente a presença feminina, ocupa uma posição de destaque em todos os setores, tanto na vida pública como na privada.
    Parabéns pela sua reeleição na APJ, o trabalho continua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *