Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

IHGP-PA empossou Dayseanne Ferraz

A professora doutora Dayseanne Ferraz da Costa Pinto é a 7ª ocupante da Cadeira nº 33 do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, cujo patrono é Paul Le Cointe e o fundador e primeiro ocupante Bolívar Bordallo da Silva, sucedido por Edgar Augusto Vianna, Carlos Alberto Amaral Costa,  Raynero de Carvalho Maroja, José Maria Varella Pereira (que renunciou) e João Márcio Palheta.

Em cerimônia presidida pela historiadora, antropóloga, professora Ma. e pesquisadora Anaíza Vergolino e Silva, presidente do IHGP-PA, a mesa oficial foi composta pela Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Valério Cal, docente aposentada da FAU e do NAEA/UFPA, ex-diretora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura; o Prof. Dr. Francisco Rodrigues da Silva Neto, coordenador dos cursos de História e Geografia da Unama; o 1º secretário do IHGP, Prof. MSc. Robson Wander Costa Lopes e a 2ª segunda secretária do IHGP, Prof.ª Dr.ª Helena Doris Barbosa.

As Professoras Doutoras Maria de Nazaré Sarges e Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz conduziram ao recinto a nova sócia, que é historiadora e antropóloga, para o compromisso estatutário e a assinatura do livro de posse. Em seguida, Dayseane recebeu o broche do IHGP, a medalha condecorativa Pedro Teixeira e os diplomas da medalha e de sócia efetiva. Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz pronunciou a saudação regimental à nova sócia que, em seu discurso, elogiou o patrono Paul Le Cointe, bem como o último ocupante da cadeira, prof. João Márcio Palheta.

A Medalha Pedro Teixeira foi entregue por Ana Carolina Ferraz da Costa Pinto, filha de Dayseanne, e o Diploma da Medalha pelo Prof. Dr. Francisco Rodrigues da Silva Neto, com a leitura das prerrogativas.

Após a aposição das insígnias o mestre de cerimônia, professor doutor Álvaro do Espírito Santo, também membro titular do IHGP-PA, deu as boas-vindas à nova integrante do Sodalício, fazendo votos de vida longa e profícua atividade. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará fez uso da palavra destacando a importância e o ganho com a admissão de Dayseane Ferraz. Ao final da cerimônia o plenário entoou os hinos do IHGP e do Pará, com a interpretação do Prof. Dr. Rômulo Queiroz ao piano.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *