0

O Prêmio Espírito Público, que reconhece e valoriza profissionais públicos que demonstram grandeza e determinação em buscar melhorias efetivas para a sociedade no Brasil, abriu a votação para a sua 6ª edição. Entre os finalistas da categoria “Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes” está a Oficina Papo Cabeça, desenvolvida pela Prefeitura de Abaetetuba, único representante do Estado do Pará. Este projeto, criado em resposta ao aumento de suicídios e automutilações nas escolas do interior do estado, intensificado pela pandemia da COVID-19, visa abordar essas questões complexas e prevenir tais comportamentos entre adolescentes, trabalhando em colaboração com as secretarias de saúde, educação, assistência social e cultura, realizando rodas de conversa sobre temas como bullying, violência, racismo, homofobia e outros preconceitos, incentivando os jovens a expressarem seus sentimentos em atividades em grupo e em orientações e escutas individuais. A prefeita Francineti Carvalho é uma grande entusiasta deste trabalho para além das suas atribuições como gestora pública, tendo em vista que ela própria desenvolve pesquisa e projeto de doutorado focalizado na saúde mental – no caso, da população ribeirinha de Abaetetuba.

A Oficina Papo Cabeça transforma vidas localmente e compartilha suas práticas e conhecimentos em eventos nacionais, permitindo a replicação do modelo em outras comunidades. O impacto positivo do projeto já é evidente: em apenas um ano, o número de casos encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) diminuiu significativamente, passando de sessenta e dois casos para treze apenas no primeiro semestre de 2023 e indicando que a prevenção e o apoio estão fazendo a diferença na vida dos adolescentes. Desde o seu início, mais de mil duzentos e cinquenta alunos de dezesseis escolas participaram das atividades da Oficina Papo Cabeça.

Desde sua fundação em 2018, o Prêmio Espírito Público reconhece e prestigia profissionais que dedicam suas vidas a melhorar o serviço público brasileiro, destacando a importância crucial de repensar a percepção sobre os profissionais públicos e suas jornadas de trabalho. A premiação é uma iniciativa da Parceria Vamos, composta pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, com o apoio de instituições que compartilham da crença no potencial transformador do serviço público para a sociedade. Nesta 6ª edição, a grande novidade é justamente a categoria “Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes”, desenvolvida em colaboração com o Instituto Cactus. Além desta categoria, concorrem ao Prêmio projetos nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Emergência Climática, Gestão e Planejamento, Gestão de Pessoas, Educação e Desenvolvimento Social. Os vencedores recebem reconhecimento público e uma premiação em dinheiro, e têm a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos em rede com os premiados de outras edições.

A votação está aberta ao público em geral até o dia 3 de julho e pedimos a todos que apoiem a Oficina Papo Cabeça, que tem feito tanta diferença na vida dos jovens abaetetubenses, votando aqui.

Drª Claudia Sheinbaum é eleita primeira Presidenta do México

Anterior

Úrsula Vidal deixa a Secult

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *