0

A jornalista Vânia Torres, professora da Facom – Faculdade de Comunicação – e do PPGCOM – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, lança nesta quinta-feira, 2, no Solar do Barão de Guajará, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, na Cidade Velha de Belém, o livro À Sombra da Floresta: A Amazônia no Jornalismo de Televisão.

“O livro trata, principalmente, dos sujeitos amazônicos que são apagados nos mais diversos discursos em detrimento da floresta, seja nos livros didáticos e de ficção, discursos religiosos, políticos, filmes de documentários. A floresta de pé e o solo amazônico, como recursos mundiais, são objeto de cobiça, enquanto as populações originárias e habitantes da região costumam ser ignorados e esquecidos, ou seja, ficam à sombra da floresta em grandes projetos de exploração econômica e de políticas de desenvolvimento regional”, adianta Vânia Torres.

Editada pelo selo universitário da PakaTatu, a obra tem capa de Helena Renato e Carlos H. Carneiro e é uma adaptação da tese de doutorado da autora. O evento de lançamento começa a partir das 17h30, com uma sessão de debates entre Vânia Torres e os professores Alda Costa (UFPA) e Paulo Maués Correa (Seduc-PA), que vão debater as linhas argumentativas adotadas pela professora, que atualmente cumpre estágio pós-doutoral no PPGCLC da Unama – Universidade da Amazônia.

A noite de autógrafos terá participação especial dos músicos Nego Nelson e Tiago Amaral. A ação tem apoio cultural do IHGP, FACOM e PPGCOM-UFPA e PPGCLC e Rádio Unama-FM. O acesso é livre e gratuito.

Abertura da pesca de mapará em Cametá

Anterior

Delegado sequestrado na Doca

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *