Publicado em: 12 de agosto de 2025
Uma ação integrada das forças de segurança que atuam na Base Fluvial Candiru, em Óbidos, no Baixo Amazonas, resultou na apreensão de 375 quilos de entorpecentes e na prisão de cinco homens (dois brasileiros e três peruanos) na madrugada do últumo domingo, 10 de agosto. As drogas (maconha e cocaína) eram transportadas pelo Rio Amazonas em uma embarcação clandestina interceptada durante fiscalização de rotina.
Os agentes realizavam ronda quando identificaram, na margem oposta à Base Candiru, uma lancha sem iluminação cruzando o estreito de Óbidos. A embarcação, de aproximadamente 7 metros, levava cinco tripulantes que, ao perceberem a aproximação da lancha blindada da equipe policial, tentaram fugir. A perseguição foi rápida e resultou na interceptação da lancha.
Durante a abordagem, os policiais encontraram 336 tabletes de drogas, totalizando 375 kg, além de apreenderem a embarcação, um motor de 15 HP, outro de 40 HP e 32 munições. Todo o material e os suspeitos foram levados à Base Candiru para os procedimentos iniciais e, posteriormente, conduzidos a Santarém, onde será concluído o trabalho policial.
A Base Fluvial Candiru integra a estratégia de segurança no Baixo Amazonas para intensificar o patrulhamento e dificultar a ação de traficantes que utilizam as rotas fluviais como corredor para o transporte de drogas entre países vizinhos e o território brasileiro.
Comentários