Começou ontem, dentro da programação técnica da Pará Negócios 2024, evento anual da Associação Comercial do Pará, por meio de sua Câmara Setorial de Comunicação e Marketing, o 1º Congresso Amazônico de Comunicação, Marketing e Design. Focando em profissionais e estudantes da área, além de empresários, empreendedores, startups e comunidades, é uma porta que se abre para fomentar inovação e fortalecimento do mercado na região amazônica.
Neste sábado, 30, o Bate-papo Imersivo: Criatividade e COP 30, com o Clube de Criativos do Pará, inicia às 9h na Sala 6 do Hangar. São palestrantes Yáskara Souza, diretora de Arte da Brado Comunicação), e Elias Portilho, sócio e diretor criativo da CA Comunicação e CCPA.
E das 9h às 17h acontece o Ideathon, maratona criativa voltada a estudantes de comunicação que testa talentos, promove inovação e impulsiona carreiras, desafiando os participantes a desenvolverem soluções criativas alinhadas aos temas do congresso. A equipe vencedora do primeiro lugar receberá um prêmio de R$1 mil, e o 2º lugar ganhará R$300.
Hoje à tarde, das 15h às 17h, na sala 7 do Hangar, é a vez do Painel Febtur: “Os desafios da comunicação segmentada na era da Inteligência Artificial”, que tem como palestrantes André Serrão, advogado especialista em Direito Trabalhista e Empresarial; Christina Hayne, presidente da Febtur Pará, diretora da Febtur Nacional e da Feafro Amazônia; Ivana Oliveira, jornalista, professora titular da Universidade da Amazônia e sócia-diretora da Jambo Comunicação; João Ramid, fotógrafo, documentarista e curador, vice-presidente da Febtur-Pará e do Instituto Ver Amazônia; e Rodolfo Marques, professor-adjunto na Unama e na Feapa. A mediação é de Franssinete Florenzano, jornalista, escritora e advogada, ex-presidente da Academia Paraense de Jornalismo e editora do portal Uruá-Tapera.
O Painel de Encerramento: “Marca Amazônia: Conexões e Oportunidades para a COP 30” será às 17h30, na sala 11, com Igor Fonseca, jornalista, empreendedor e investidor em energia sustentável; Ivana Oliveira, jornalista, professora titular da Unama e sócia-diretora da Jambo Comunicação); Rubens Magno, superintendente do Sebrae; e Manoel Neto, especialista em Branding e Varejo de Design. A mediação será de Giselle Souza, idealizadora do evento.
Com o tema central “Inovação, Sustentabilidade e Sociedade: Transformando o Futuro da Comunicação na Amazônia”, ao congresso interessa um diálogo interdisciplinar e institucional, de modo a incentivar práticas sustentáveis e a integração entre academia e mercado. Instituições como UFPA, Unama, Uepa, IFPA, Estácio FAP e Cesupa coordenam grupos de trabalho em três eixos principais: Comunicação e Marketing, Jornalismo e Design e mais de 50 pesquisadores estão tendo a chance de apresentar seus trabalhos.
Ontem o “Talk Show: Comunicação Sustentável na Amazônia para a COP 30” foi estrelado por Clarisse Fonseca (Senai PA e Faculdade Estácio/FAP), Erika Siqueira (Faculdade Estácio/FAP, Platô Produções e Sampleados), Juliana Miranda (Pacto Global da ONU/Rede Brasil), e Fábia Sepêda (apresentadora e repórter na TV Liberal e mestre em Ciências da Comunicação), com mediação de Dani Filgueiras (jornalista, creator e empreendedora).
O congresso conta com o apoio e colaboração de importantes entidades como a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR) e o Clube de Criativos do Pará (CCPA), reforçando o compromisso com a excelência e relevância do evento.
Comentários