0
O PSOL formaliza amanhã, durante convenção no ginásio da UEPA, a partir das 18h, a candidatura de Edmilson Rodrigues a prefeito de Belém, assim como as proporcionais da legenda. O vice será o pedetista Alan Pombo, que ainda vai ser anunciado oficialmente pelo PDT, neste momento em convenção na Câmara Municipal de Belém. O PV e o PPL também irão coligar com o PSOL.  

Autor de vários livros publicados, Edmilson é arquiteto graduado pela UFPA com especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, pelo NAEA/UFPA, e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Também é professor concursado do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Foi prefeito de Belém por dois mandatos (1997 a 2000 e 2001 a 2004), e arrebatou mais de 50 prêmios internacionais e nacionais, como “Prefeito Criança”, concedido por três vezes pela ONU por projetos sociais como “Bolsa Escola” e Sementes do Amanhã”; e Prêmio Internacional de Dubai para as 100 Melhores Práticas do Mundo, em 2002, em razão da Macrodrenagem do Tucunduba. Também cumpriu três mandados de deputado estadual (1987 a 1990, 1991 a 1994 e 2011 a 2014), tendo sido o mais votado da história da Assembleia Legislativa do Pará, em 2010, com 85.412 votos. Atualmente, é deputado federal, o mais votado de Belém e o terceiro do Pará, em 2014, com 170.604 votos. 

Em 2015, foi eleito o quinto melhor deputado federal do Brasil na votação promovida pelo site Congresso em Foco (certame considerado o mais relevante da atualidade na avaliação do desempenho dos parlamentares de Brasília por jornalistas especializados e votação on line do público), além de ser reconhecido como um dos 20 mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Calor e bagunça continuam no aeroporto de Belém

Anterior

Operação Amazônia Legal

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *