0
Publicado: 7 de abril de 2025  

No próximo dia 29 de abril (quarta-feira), às 17h, no foyer do auditório David Mufarrej, da Unama Alcindo Cacela, em Belém, será o lançamento do livro “Autoconhecimento: Um Processo Individual de Libertação Mental e Física com Foco na Abundância de Propósito”, escrito por Vera Ruth de Carvalho Fidalgo em coautoria de Miguel Shalamar Veiga Miranda. A obra trata do caminho que é preciso percorrer na “Caminhada do Autoconhecimento”, através do desenvolvimento pessoal, propondo um processo de autodescoberta, do aprimoramento da gestão do conhecimento e de ferramentas integrativas e integradas.

Enfatizando a importância do autoconhecimento como base para a transformação pessoal, profissional e da carreira e abordando temas como a compreensão dos próprios pensamentos, emoções, valores, crenças, o livro propõe uma reflexão acerca do que o leitor fez com os ensinamentos recebidos ao longo da existência. Além disso, apresenta metodologias e práticas como a matriz Swot, a Roda da Vida, a Constelação Sistêmica, e o Ho’oponopono, que auxiliam a identificar limitações e potencialidades.

A autora conta que, a partir do adoecimento organizacional, após a pandemia, vem trabalhando com as ciências do comportamento, mental, emocional e espiritual frente ao avanço tecnológico e digital dos processos e das exigências de profissionais mais qualificados, competentes e que produzam resultados cada vez maior. “Em 2024, o Brasil teve o maior número de afastamento por transtornos mentais em 10 anos. Foram 472 mil licenças concedidas, um aumento de 67% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério da Previdência social. A saúde mental no ambiente de trabalho passou a ser uma questão estratégica para os negócios. A partir do dia 26 de maio deste ano, as empresas serão obrigadas a identificar riscos psicossociais e implementar medidas para gerenciar a saúde metal dos profissionais, garantindo que não adoeçam mentalmente devido a sobrecarga de trabalho, assédio moral ou sexual e o estresse em ambientes tóxicos. Este livro vem ao encontro da Norma Reguladora nº1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego, que aborda a saúde e a segurança no trabalho. A saúde mental deixará de ser tratada com algo subjetivo e passará a ser uma responsabilidade formal das empresas”.

Vera Fidalgo é mestra em Gestão do Conhecimento, bacharela em Administração, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Programação Neurolinguística, Constelação Sistêmica e Neurociência. Professora de nível superior, com vasta experiência nas áreas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, também atua como coach, mentora e consultora. Pesquisadora da Física Quântica e apaixonada pelo autoconhecimento, dedica-se a impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, alunos, alunas e clientes por meio de suas técnicas inovadoras e transformadoras.

Miguel Miranda é bacharel em Administração e pós-graduado em Docência da Educação Superior. Especialista em pesquisa científica, revisão de trabalhos acadêmicos e normas ABNT, é pesquisador, escritor, músico e produtor de conteúdo audiovisual. Com uma carreira marcada pela atuação no ensino técnico e superior, ele também é gestor de modelos de Inteligência Artificial, com forte atuação na área pedagógica e na criação de projetos inovadores nas áreas de gestão e educação.

‘Pará Pet Show 2025’ em Belém

Anterior

Imaginário 21

Próximo

Você pode gostar

Comentários