O Detran-PA apreendeu agora à tarde (29) o veículo flagrado na quinta-feira passada (27) em manobras perigosas na praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste do Pará, tendo ao volante uma adolescente de 12 anos de idade. O caso teve grande repercussão nas redes sociais, com vídeos da menina fazendo “cavalos-de-pau”, pondo em risco todas as pessoas, principalmente crianças pequenas que brincavam na areia. Imagens mostram o carro em alta velocidade – um Renault, com placas de Cuiabá (MT) – e uma família que foi reclamar e acabou agredida por trabalhadores na praia. Houve confusão generalizada. A PMPA interveio, dando tiros para o alto. A mãe da menina “bateu boca” com a senhora que filmou tudo. O proprietário do veículo, pai da garota, foi multado por por entregar veículo a alguém se carteira de habilitação e advertido que nenhum menor de idade pode conduzir veículo nem mesmo a título de aprendizagem, as aulas práticas só são permitidas a partir de 18 anos e com todos os trâmites junto ao Detran.
O mesmo carro voltou a ser flagrado em situação irregular hoje, obstruindo a via, dificultando a passagem dos demais. Orientado pelos agentes do Detran-PA a retirar o automóvel, o condutor o manobrou sem cinto de segurança. Além do mais, estava com o licenciamento vencido e em processo de transferência. O coordenador de operações e fiscalização do Detran-PA, Ivan Feitosa, determinou que acionassem o guincho e a Polícia Militar e veículo e proprietário foram parar na delegacia.
O caso reacendeu o debate sobre o trânsito de veículos automotores na praia, que deveria ser proibido, como proteção à vida de todos os frequentadores.
Mas esse não foi o único episódio envolvendo condutores irregulares em Salinópolis neste fim de semana. Um motorista foi flagrado transitando pela contramão em plena PA-444, que liga a cidade às praias do Atalaia e Farol Velho. Abordado e submetido ao teste do etilômetro, foi constatado que o condutor dirigia sob efeito de álcool e sua CNH estava suspensa desde 2017. Acabou na Seccional Urbana de Polícia Civil do município. De acordo com o levantamento do Detran-PA, sé neste mês de janeiro, 118 condutores foram autuados lá por alcoolemia e 31 se recusaram a realizar o teste do etilômetro, todos indo ou voltando da praia.
Ainda em Salinas, outro condutor, que dirigia sem habilitação, foi encaminhado hoje à delegacia de polícia após se envolver em acidente que deixou uma vítima ferida. Haja trabalho para a jovem e competente delegada de Salinópolis, Ariane Magno, que enfrenta desde o tráfico de drogas até arrombadores de residências de verão.
Comentários