0

Sete mostras integram a programação da Tenda da SBPC Cultural, que tem como objetivo afirmar a conexão entre a ciência, a tecnologia e os conhecimentos culturais, para possibilitar, assim, um espaço transformador da sociedade com o meio ambiente.

Há doze fotografias dispostas em uma parede branca. Elas retratam o cotidiano das pessoas no Ver-o-Peso. No canto esquerdo da foto, parte de uma árvore com galhos e folhas.

Na entrada do espaço cultural, a Exposição “Museu Auto do Círio”, do curador Tarik Coelho Alves, oferece uma amostra de objetos e materiais audiovisuais que acompanham a história do Espetáculo-Cortejo Auto do Círio, um evento que é realizado por artistas e devotos paraenses durante o mês de outubro. Logo à sua frente, também está a Mostra “Tecidas Ações em Güera”, sob a responsabilidade da professora Cláudia Leão, que apresenta a ideia sobre “o hábito e a disposição para praticar novos atos no sentido dos anteriores”, fundamentada por Arthur Leandro Kinamboji.

Outra exposição de pintura coletiva presente na SBPC é a “Raio que o Trava”, curada pela pintora e arte-educadora Rafael Matheus Moreira, inspirada no nome da arquitetura “Raio que o Parta”, presente nas fachadas características das residências de Belém do Pará. Já a Mostra “Ver o Ofício” contempla uma série de telas da artista Isis Molinari, produzidas com base em uma visão poética da labuta diária e intensa de cada um dos personagens retratados nas obras.

Fotografia destaca alguns figurinos coloridos de espetáculo vestidos em manequins. Eles estão posicionados ao redor de um objeto de ferro grande, com várias faces no formato quadrado.
Somada a essas narrativas, a Exposição “Memorial Padre Bruno: a caminho do Emaús”, sob a coordenação dos professores Inês Ribeiro e Tadeu Costa, reúne 36 fotografias que retratam como a visão e a dedicação do sacerdote deram origem ao Movimento República de Emaús. Além de telas e pinturas, o espaço da SBPC Cultural ainda apresenta uma coleção de figurinos de espetáculos, coordenada pela professora Ézia Neves, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).

E, para completar, com a curadoria da professora Elaide Martins, a Mostra “Nós Cartográficos” apresenta gravuras expostas que são fruto de um processo coletivo de criação no ateliê pelo Projeto Mordente.

Confiram:

Cristiano Ronaldo quer dividir os gramados com o filho

Anterior

Costuras políticas de Santarém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários