0
 

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira, 5 de junho, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) deu início à campanha “TCE Sustentável em Ação”, com o objetivo de promover práticas sustentáveis, inclusão social e responsabilidade no uso dos recursos públicos. O lançamento ocorreu na última quarta-feira, 4 de junho, na sede do Tribunal, sublinhando mais uma etapa do compromisso institucional com a construção de uma gestão ambientalmente responsável e socialmente justa. A campanha integra o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Corte de Contas e mobiliza servidores, colaboradores e conselheiros para a doação de equipamentos eletrônicos obsoletos, que serão reaproveitados pelo Movimento de Emaús.

A campanha culminará no próximo dia 25 de junho, quando os equipamentos arrecadados serão entregues ao Movimento de Emaús, organização que trabalha com inclusão social por meio da reciclagem e da capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade. Estão sendo recolhidos celulares, câmeras, computadores, baterias, eletrodomésticos, calculadoras e outros resíduos eletrônicos.

No histórico das ações ambientais no TCE-PA está o Plano de Sustentabilidade por meio da Resolução N° 19.456/2022, aprovado em 2022, e o Plano de Logística Sustentável, que em 2023 passou a ser efetivado de forma mais ampla. Em 2024, a criação da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente ampliou as frentes de atuação.

Desde a criação do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), o TCE já encaminhou à reciclagem 7,2 toneladas de papel, 3,2 toneladas de plásticos, vidros e metais, e 2,6 toneladas de resíduos de obra. Esses materiais foram destinados a cooperativas do município de Ananindeua, beneficiando diretamente cerca de 300 famílias.

Durante a programação, o professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), André Melo, proferiu a palestra“Impactos das ações de Programas de Sustentabilidade na administração pública estadual para a construção de uma Economia Verde no estado do Pará”. Para ele, o papel da administração pública é decisivo na promoção da sustentabilidade. “Instituições como o TCE-PA têm o potencial de influenciar positivamente outros órgãos e comunidades, sendo catalisadores de mudança”, declarou. A representante do Movimento de Emaús, Débora Ribeiro, também participou da cerimônia, agradecendo a parceria com o Tribunal e destacando o impacto social das doações.

Foto em destaque: Ascom TCE-PA

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

“A Farsa da Boa Preguiça” na V Mostra de Teatro Nilza Maria

Anterior

Nota de posicionamento da Autistas Brasil

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários