A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Sessão com carimbó nos 80 anos de Pinduca

Vocês sabiam que o cantor, compositor e instrumentista Aurino Quirino Gonçalves, o popular Pinduca, “Rei do Carimbó”, ícone cultural do Pará, é de Igarapé-Miri, serviu ao Exército e chegou a tenente mestre (da reserva) na Banda de Música da PM, tocou na Orquestra Brasil em Abaetetuba, aos 16 anos, e depois em Belém, na Orquestra de Orlando Pereira, como baterista? Seu apelido familiar era Noca, e virou Pinduca por causa do enorme chapéu de palha que usa, sua marca registrada.

Seu pai, José Plácido Gonçalves, falecido em 1997 aos 103 anos, era professor de música, e foi com ele que Pinduca aprendeu as primeiras notas musicais (toca violão e vários instrumentos de percussão).   

Pois em sessão solene, na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 14h, a Alepa vai celebrar os 80 anos do Pinduca, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Márcio Miranda. Grupos de carimbó do interior do Pará e de Belém já confirmaram que prestigiarão o evento, inclusive com apresentações. Promete ser animada a solenidade. Todos estão convidados e a entrada é livre.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *