Este ano, a Semana de Luta Antimanicomial inclui diversas ações, tendo como principal a programação Semana de Arte e Loucura, com debates, exibições de performances e filme, rodas de conversa e serviços da Rede de Atenção à Saúde e atenção biopsicossocial, com o objetivo de promover visibilidade à questão da saúde mental. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio e se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental. Em Belém, os eventos foram concebidosd para sensibilizar gestores municipais, instituições de ensino, profissionais da saúde e membros da sociedade civil, disseminando informações sobre os fatores de risco e de proteção relacionados ao sofrimento psíquico, além de incentivar a busca por ajuda e apoio emocional.
Desta segunda-feira, 13, até 19 de maio, a exposição “Eneida Simplesmente”, sobre a escritora paraense Eneida de Moraes, pode ser visitada no Museu da Imagem e do Som (MIS), assim como o acervo audiovisual do espaço. Na quinta-feira (16), o MIS receberá o cine-debate com a professora Marilda Couto, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), após a exibição do filme “Nise – O coração da loucura”, às 19h, no auditório Eneida de Moraes.
No dia 16 (quinta-feira), o Salão Transversal do Museu do Estado (MEP) recebe a mesa-redonda “Arte, cultura e saúde mental”, às 14h, abrindo a Semana de Arte e Loucura. A mesa será composta por Jureuda Guerra, presidente do Conselho Regional de Psicologia, e os representantes do Movimento de Luta Antimanicomial, Rosângela Cecim, Pedro Jr. e Antônio Sena, com a mediação de Tamyris Monteiro, diretora do MEP. A ação é voltada para pessoas em situação de rua, e alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial.
Na sexta-feira (17), o MEP promove uma vivência na Reserva Técnica de Arqueologia, às 9h, quando serão apresentados os resultados das prospecções realizadas no Cemitério da Soledade e no Memorial da Consciência Negra. Mais tarde, as atividades da Semana de Arte e Loucura serão na calçada lateral do MEP. Às 15h, o grupo “Eu sou Angoleiro” promoverá oficina de capoeira, e às 17h o grupo “Frutos do Pará” apresentará uma roda de carimbó.
No sábado (18), a programação iniciará no jardim do MEP, às 9h, com prática de Hatha Yoga guiada, e às 17h será encerrada a Semana de Arte e Loucura com o cortejo do Boi Marronzinho pelas ruas do centro histórico de Belém, saindo do Museu do Estado.
Comentários