0

O tema “Museus, educação e pesquisa”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus, coordena a programação gratuita, alusiva ao Dia Internacional de Museus, 18 de Maio. Este ano, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa” e apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus e instituições culturais como impulsionadores de educação e pesquisa.

Em um mundo em constante e rápida transformação, é essencial refletir a forma como educar as gerações futuras criando, por exemplo, ambientes onde o aprendizado seja acessível a todos, independentemente de sua origem, condição social ou geográfica. A educação não deve ser um privilégio, mas sim um direito fundamental de cada indivíduo.

“O Sistema Integrado tem uma coleção bastante diversificada, que permite à população o acesso a um universo bastante abrangente da cultura amazônica. A Semana dos Museus vai tratar sobre temas importantes, para ampliar a perspectiva da população em relação aos museus, o que são essas instituições e o papel que exercem. Vamos abordar desde a luta antimanicomial, passando pelas questões de catalogação e pesquisa de acervos museológicos, em especial a educação no museu”, informa Armando Sobral, diretor do SIMM/Secult.

Os museus abrangem a área educativa e desempenham relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, a comunidade, estudantes e professores. No campo da pesquisa, são guardiões de valiosos acervos que servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. Ao fornecer espaços de aprendizado, proporcionam possibilidades ricas em experiências e, na medida em que sejam receptivos, os visitantes podem construir conhecimento sobre história, ciência, arte e cultura de maneira interativa.  

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro a fim de mobilizá-lo em todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.  

“Love Lies Bleeding” no Líbero Luxardo

Anterior

Semana de Arte e Loucura

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *