0
Foi marcada reunião emergencial para esta quarta-feira, 25, às 10h, entre a Arcon, usuários, operadores de serviços e o MPE-PA a fim de tentar resolver o impasse em relação à travessia de balsa para o Marajó. O coordenador do Grupo Especial de Atuação em Transporte (Geat), procurador de Justiça Nelson Medrado, desde o último dia 12 já tinha discutido proposições junto ao fórum de regulação permanente do transporte intermunicipal de passageiros do Estado do Pará, que congrega órgãos fiscalizadores, no sentido de aperfeiçoar a fiscalização e o controle do sistema de transporte de passageiros no modal hidroviário, especialmente, entre a localidade de Camará e o município de Salvaterra, no arquipélago marajoara. 

No final de maio, fiscalização conjunta do MPE-PA, Grupamento Fluvial da Segup, Semob, Arcon-PA, CPH e Ahimor (Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental) observou e identificou pontos que precisam de ações emergenciais e permanentes para aprimorar a travessia Belém-Camará-Soure. O procurador Nelson Medrado pediu providências quanto às condições no navio “Otávio Oliva”, da Rodofluvial Banav Ltda., que está em péssimas condições, e ao cais flutuante, que não permite acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais. Medrado observou também que o prédio e as instalações do Porto Hidroviário do Camará pertencem ao Estado do Pará mas estão cedidos às três empresas que fazem o transporte de carros e passageiros pelo local: Rodofluvial Banav Ltda., Arapari Navegação Ltda. e Henvil Transportes Ltda. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Varejão Móvel da Ceasa-PA

Anterior

Campanha para doação de sangue

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *