0
Vejam que interessante: ao caminhar pela feira de agricultura familiar da comunidade do Lago Grande (próximo ao município de Juruti), o pesquisador do curso de pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará João José Lopes Corrêa percebeu que as panelas de barro eram revestidas internamente com um material de cor escura, o que chamou sua atenção.
A artesã explicou que tinha aprendido com a avó a revestir as panelas e que o revestimento garantia maior durabilidade. Eureca! Estava diante do uso tradicional da resina jutaicica, comum na Amazônia paraense e Amapá, muito utilizada nas olarias.

Daí a estudar a possibilidade do uso científico foi um pulo.
Durante dois anos, Corrêa frequentou o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia, do que resultou a pesquisa intitulada “Copal do Brasil: ocorrência e caracterização físico-química da resina de jutaicica de Santarém”, que mapeou a resina da jutaicica e do jatobá, usadas como base de produtos na indústria para a fabricação de verniz (copal). Essa resina já foi importante produto da economia local. O copal também pode ser uma alternativa para diversos tipos de revestimentos, entre eles o teflon. 

A pesquisa submeteu as espécies do gênero Hymenaea L., conhecidas regionalmente com jutaís e jatobás, a estudos de termoanálise e ressonânica magnética nuclear de carbono 13. A área pesquisada abrange parte da Floresta Nacional do Tapajós. Mostras das espécies já estão armazenadas na coleção científica do Herbarium da UFOPA. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Hoje é o Dia do Músico

Anterior

Operação Grand Canyon no DNPM

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *