O governador Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho, detalharam nesta terça-feira (6) as propostas de investimentos públicos selecionadas no Pará com recursos do Novo PAC. Divididos em duas seleções, já anunciadas pela União, são da ordem de R$ 2,7 bilhões e contemplam 64 municípios do Estado.
“São investimentos em macrodrenagem, em saneamento, em abastecimento de água, investimentos em obras estruturantes de mobilidade urbana”, declarou Helder Barbalho, esclarecendo que os novos recursos não têm relação com os investimentos já em andamento direcionados para a COP 30 em Belém. “Nós temos a carteira da COP já em execução, nós temos uma outra vertente de captação de recursos que envolve próximo de 4 bilhões de reais em investimentos. O total de investimentos da COP chegam a 29 frentes de obra. O importante do dia de hoje é que além dos recursos da COP que melhoram a cidade de Belém, nós precisamos avançar para chegar a outros municípios”, comentou o governador.
Jader Filho assegurou que os recursos destinados ao Pará estão livres de contingenciamento e orientou os prefeitos. “Estamos falando de R$6,8 bilhões para obras e ações nos municípios paraenses, sendo 2,7 bilhões apenas dentro do Novo PAC Seleções nas modalidades que estão sob a responsabilidade do Ministério das Cidades. Essa é uma oportunidade que o Pará tem de progredir ainda mais em todas as áreas. Vamos trabalhar com intensidade para conseguirmos trazer ainda mais recursos nas próximas seleções, previstas para 2025. Por isso, desde agora, já estamos fazendo a convocação ao Estado e aos municípios para deixarem os projetos prontos e alinhados para que consigamos aprovar mais investimentos às cidades paraenses”.
O evento foi prestigiado pela vice-governadora Hana Ghassan, pelo presidente da Alepa, deputado Chicão, prefeitos e parlamentares, além de representantes de entidades sociais e empresariais.
Comentários