0

As obras de revitalização da Praça Batista Campos já avançaram em 70%, de acordo com a Prefeitura de Belém, e deve ficar pronta em junho deste ano, adianta o secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, que fez vistoria técnica hoje. O investimento é de mais de R$ 5 milhões e inclui recuperação das calçadas em pedra de lioz, dos brinquedos e da academia, pintura dos coretos, reforma do quiosque da Guarda Municipal, revitalização do castelinho e dos lagos, além da implantação de iluminação em LED.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Batista Campos fica entre a Rua dos Tamoios, a Av. Serzedelo Correa, a Rua dos Mundurucus e a Trav. Padre Eutíquio, no bairro de Batista Campos, e foi tombada em 1983 pelo DPHAC-Secult. Era conhecida no século XIX como Largo da Salvaterra, em função do nome da proprietária do terreno local, Maria Manoela de Figueira e Salvaterra. Após sua morte, a praça passou a pertencer à Câmara Municipal de Belém e foi denominada Praça Sergipe, para celebrar a nova província brasileira. Em 1897, durante a gestão de Antônio Lemos, sua denominação passou a homenagear o grande ideólogo da Cabanagem, o jornalista e cônego Batista Campos, morto em 1834. Na época era um simples terreno com algumas mangueiras e canteiro central, mas quando reinaugurada em 14 de fevereiro de 1904 já era uma das praças mais belas de Belém. Em 1986, ganhou novos equipamentos e passou por uma restauração buscando características perdidas no início do século XX, durante a primeira reforma.

Desde 1987 a Associação dos Amigos da Praça Batista Campos ajuda a preservá-la. Em 2008, a Praça passou por grande restauração, ganhando estruturas mais modernas e organizadas, porém mantendo as principais características, como seu ajardinamento sem grades, plantas ornamentais, córregos, pontes, bancos, caramanchões, chafariz e coretos de ferro. A Praça Batista Campos foi tombada pelo município em 1983 e em 2005 ganhou o prêmio de praça mais bonita do Brasil.

Úrsula Vidal será vice de Igor Normando

Anterior

Geraldo Alckmin em Belém na FIPA

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários