0

A Doxa Comunicação Integrada, de Dornélio Silva, entrevistou 800 eleitores sobre o contexto eleitoral em Belém do Pará, no período de 18 a 21/10/2016. O resultado aponta crescimento da candidatura de Zenaldo Coutinho(PSDB), com ampla vantagem sobre Edmilson Rodrigues(PSOL), como se verifica nos gráficos. Zenaldo aparece com 45,8% e Edmilson com 35,6%. Brancos/nulos, 10,8% e 7,8% não sabem em quem votar. 

Já quanto à rejeição a pesquisa mostra que 41,4% não votariam em Edmilson e 28,3% em Zenaldo. Brancos/nulos somam 16,4% e 12,9% não sabem.

Quanto à expectativa de vitória, 51,6% acreditam que Zenaldo vai vencer o segundo turno, contra 33,7% de Edmilson. E 14,7% não sabem.

O caso é que, segundo a pesquisa, se a eleição fosse hoje, considerando só os votos válidos, Zenaldo ganharia com 56,3% e Edmilson teria 43,8%. 

A pesquisa foi feita com recursos próprios, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-09424/2016, a margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%. O estatístico responsável é Luiz Carlos Ferreira Feitosa – CONRE 9477.

Se a Doxa mantiver coerência com os trabalhos feitos no primeiro turno, quando acertou nas projeções, significa  que nem com o abalo causado pela condenação pelos videos publicados no facebook Zenaldo sofreu alteração na tendência ascendente. Esta semana será questão de vida ou morte para ambos os contendores. Afinal, está em jogo também o posicionamento dos atores para a sucessão estadual em 2018.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Adeus a Serguei Firsanov

Anterior

Jovem desaparecida há quase um mês

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *