Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Pará lança programa municipalista

socióloga Izabela Jatene de Souza deixa a Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais e assume a Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis, criada hoje em substituição à Secretaria Extraordinária de Assuntos Institucionais, que ela comandava e onde seu sucessor é Heitor Pinheiro.

A nova Secretaria – que não tem orçamento próprio –articulará ações com outros órgãos para instituir o Programa Estadual de Fomento ao Desenvolvimento Municipal – Municípios Sustentáveis, que será apresentado amanhã de manhã, durante o Fórum de Prefeitas e Prefeitos do Pará Sustentável, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a partir das 9h, com a presença dos gestores municipais, do governador Simão Jatene e do secretariado estadual. 

O programa vem sendo articulado com o Instituto Dialog e a ONU Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos).

Haverá palestras e debates sobre os eixos de três programas que buscam o desenvolvimento sustentável e harmônico do Estado – Pará Social, Pará Ambiental e Pará 2030, pautados em ações integradas de combate à pobreza e à desigualdade. Entre as principais metas figuram a redução da disparidade do Produto Interno Bruto – PIB per capita do Pará em relação ao indicador nacional; produção de três milhões de novos empregos e aumento da massa salarial em 85%; elevação e sustentação da renda da parcela mais pobre da população (40%) a uma taxa de crescimento maior que a média estadual; proteção ao meio ambiente (ar, solo e recursos hídricos); combate ao desmatamento e preservação da biodiversidade, de forma a assegurar simultaneamente o crescimento econômico e social. 

No Fórum, o governador do Estado apresentará as condições gerais de adesão das cidades ao Municípios Sustentáveis, que contempla um conjunto de financiamentos e um pacote de projetos e serviços estruturantes, tendo como contrapartida ações no sentido da melhoria da qualidade de vida da população.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *