0
O governador Simão Jatene ainda faz suspense sobre o novo secretariado. Mas alguns nomes já vazaram.

A Fundação Cultural do Pará, que resulta da fusão do Instituto de Artes do Pará com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) e a Fundação Curro Velho, vai ser presidida pela arquiteta e artista plástica Dina Oliveira. A escolha de Jatene é feliz, prova que as atividades do Curro Velho e do IAP permanecem firmes e fortes e vão até ser ampliadas. Com um currículo extenso de atividades artísticas, a vida de Dina Oliveira está entrelaçada com a história do Curro Velho, fundação de cuja criação participou ativamente, desde os projetos de arte-educação que subsidiaram o surgimento até a reforma e adequação do prédio do Curro Público de Belém – tombado após longas temporadas de abandono – e que passou a abrigar as atividades do órgão, no bairro do Telégrafo, do qual foi superintendente. A Secretaria de Cultura, pelo jeito, continua com Paulo Chaves. Hildegardo Nunes será mantido no governo, como titular da Secretaria de Agricultura. 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) terá como titular a jornalista Noêmia Jacob, atual presidente da Companhia de Saneamento do Pará(Cosanpa) e ex-presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab). Antes, ela fez carreira como servidora da Caixa Econômica Federal, da qual foi superintendente regional no Pará e no Amazonas. 

O atual vice-governador, Helenilson Pontes, como o novo titular da Secretaria de Estado de Educação, tem a missão de desmantelar o sistema atual da Seduc, implementando novas regras com foco na produtividade, eficiência e valorização dos servidores. Em recente reunião com todos os deputados estaduais, aliás, o governador Simão Jatene disse com todas as letras que não admitirá interferências políticas na educação, fato que vem prejudicando em muito o desempenho escolar. Mais direto impossível o recado aos que entendem que podem colocar cabos eleitorais nas escolas e em atividades cruciais da Secretaria. Está certo o governador e deve ser apoiado em sua iniciativa de não deixar pedra sobre pedra na Seduc, que se transformou num monstrengo lento e com resultados pífios, ao longo de décadas. A educação deve ser tratada como projeto de Estado, estratégico, sem o que nenhuma sociedade consegue de fato avançar.

Alice Viana permanecerá no comando da Secretaria de Estado de Administração.
Servidora de carreira, já havia integrado a equipe de governo no primeiro mandato do governador Simão Jatene como adjunta da própria Sead. 

O secretário José Tostes, que consegue aliar capacidade técnica e gerencial com um ótimo relacionamento com o sindicato da área, será mantido na Sefa, assim como o jornalista Daniel Nardin na Secom. 

O advogado Adnan Demachki, atual secretário especial de Gestão e ex-prefeito de Paragominas, vai ser titular da nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.
O atual líder do Governo na Alepa, deputado José Megale, vai assumir a Casa Civil, que depois de quatro anos com perfil burocrático volta ao papel de coordenação política do governo, pelo menos até abrir a primeira vaga no TCM, daqui a um ano e três meses, com a aposentadoria do conselheiro Aloísio Chaves. 

Para as demais Secretarias continuam as especulações, enquanto o governador demora para fazer o anúncio. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Feriados de 2015

Anterior

PGJ foi reconduzido ao cargo

Próximo

Você pode gostar

Comentários