Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

O Brasil em transe


A Operação Patmos, em referência à ilha grega onde o apóstolo João teve visões do Apocalipse, não poderia ter nome mais adequado. De fato, o clima no Brasil é de fim de mundo. É espantoso, terrorífico. A Bovespa caiu tanto que teve que ser interrompida, hoje. O banco de investimentos JP Morgan cortou a recomendação para as ações brasileiras. O presidente Michel Temer acaba de dizer, em lacônico pronunciamento à nação, que não renuncia. O senador Aécio Neves está afastado do mandato e com o passaporte apreendido; sua irmã, Andrea, e seu primo, Frederico Pacheco de Medeiros, presos, assim como o procurador da República Ângelo Goulart Villela e o advogado Willer Tomaz, e, ainda, Menderson Souza Lima, assessor do senador Zezé Perrela, e uma irmã do doleiro Lúcio Funaro..

Hoje à noite, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, deverá decidir se mantém ou retira o sigilo das delações dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista. É provável que todo o conteúdo vaze. Agora à tarde, está marcada sessão do STF. A sociedade brasileira assiste, petrificada, ao oceano de lama que parece nunca terminar de se espraiar. 

O deputado federal Rodrigo Santos da Rocha Loures (PMDB-PR), alvo de mandados de busca e apreensão em Curitiba e afastado do mandato, está em Nova York, acompanhando o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), na condição de membro titular do Conselho da Micro, Pequena e Média Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ele deve voltar ainda hoje ao Brasil. Suplente de Osmar Serraglio, que assumiu o Ministério da Justiça em março deste ano, homem de confiança de Temer, Loures foi conselheiro especial da presidência logo após o impeachment de Dilma Rousseff. No PMBD desde 2005, era deputado federal pelo Paraná de 2007 até 2011. É filho de Rodrigo Costa da Rocha Loures, vice-­presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

O procurador da República Ângelo Goulart Villela é suspeito de favorecer uma empresa do grupo J&F. Já foi exonerado da função de assessor da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral e à força-tarefa do caso Greenfield, que apura suspeitas de irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do País. Policiais federais também apreenderam documentos em endereços ligados a Vilela – inclusive no TSE. Janot passou mesmo a navalha na carne.

Para se ter uma ideia, em troca de propinas foram oferecidas a Joesley Batista até nomeações no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), CVM (Comissão de Valores Mobiliários, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda), Receita Federal, Banco Central e PFN (Procuradoria da Fazenda Nacional).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *