0
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente recebeu recomendação do MPF e do MPE-PA  no sentido de suspender imediatamente a autorização 2329/2013 que concedeu à Empresa de Pesquisa Energética para estudos destinados à construção de hidrelétricas na bacia do rio Trombetas, no Noroeste do Pará.  O Ibama e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) também receberam recomendação a fim de que se abstenham de emitir qualquer licença. Para realizar pesquisas, as autoridades devem antes cumprir a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e consultar previamente as comunidades tradicionais locais.
No último dia 20, técnicos a serviço da EPE convidaram apenas uma das várias comunidades quilombolas que vivem na região para debater o inventário hidrelétrico do Trombetas. A comunidade de Cachoeira Porteira comunicou a situação ao MPF, que enviou representante ao encontro, onde a EPE apresentou um cronograma para construção de uma usina no Trombetas até 2021. Além dos quilombolas em processo de titulação, povos indígenas e unidades de conservação são impactados. MPF e MP-PA advertiram as autoridades ambientais e deram prazo de 30 dias para resposta.
O MPF já tinha recomendado, no ano passado, a suspensão de todas as licenças e autorizações para pesquisas minerárias na área do Trombetas, pelas mesmas razões. 

Leiam aqui a íntegra da recomendação.

Confiram aqui o inteiro teor da recomendação feita em 2013.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Plateia vibra com Atalla Ayan e Marília Caputo no Theatro da Paz

Anterior

Terminal fluvial para Santarém

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *