0
Santarém vai ganhar um Terminal Hidroviário digno, oferecendo conforto e segurança para os passageiros. A obra começa em 2015, com previsão de 24 meses para entrega, pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito durante audiência pública promovida pelo MPE-PA e conduzida pela 9ª promotora de justiça de Direitos Constitucionais, Maria Raimunda Tavares, que vai acompanhar o andamento do projeto até dezembro deste ano. O diretor de gestão portuária da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), Haroldo Bezerra, apresentou um resumo do projeto, que apontou, dentre as áreas estudadas, com melhores indicadores técnicos, o local da antiga fábrica da Tecejuta, com acesso pela rua Antônio Simões. As duas áreas (Tecejuta 1 e Tecejuta 2) somam 62.475 m². O valor inicial previsto para o investimento é de R$46 milhões. A lei 7.674/2012, que autoriza a operação de crédito, está em pleno vigor. A área já foi desapropriada pela prefeitura municipal em abril do ano passado e já foram realizados estudos hidrogeológicos e hidrodinâmicos. O projeto básico arquitetônico e o Relatório de Controle Ambiental também estão concluídos. Estão em elaboração os projetos básico e executivo naval e o projeto executivo civil. A assinatura da ordem de crédito só depende da liberação de empréstimo de R$ 30 milhões junto ao Banco do Brasil, que já aprovou o projeto. 

Santarém não tem estrutura adequada para receber a grande movimentação de cargas e passageiros. A área próxima da praça Tiradentes, na Av. Tapajós, é improvisada e não atende a enorme demanda da região, uma vez que o município é polo do Baixo-Amazonas. Também foi apresentado na audiência, pelo professor Hito Braga, o projeto encomendado pela Companhia Docas do Pará para um terminal portuário na área da CDP.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

MP quer barrar UHE-Trombetas

Anterior

Comissão Estadual da Verdade será instalada

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *