0

A Fundação Cultural do Pará abriu nesta terça-feira, 10 de setembro, inscrições para dois minilaboratórios de dança e circo a serem realizados na Casa das Artes (que fica na Rua Arcebispo D. Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), voltados para o público com experiência em artes cênicas e gratuitos. As atividades serão conduzidas por dois renomados artistas, Socorro Lima e Antônio do Rosário, e terão temáticas que abordam acessibilidade e cultura popular.

O primeiro minilab, intitulado “O Corpo que Dança”, acontecerá no dia 18 de setembro, das 18h às 20h, e será ministrado pela artista e pesquisadora Socorro Lima. Com foco na inclusão, Socorro trará suas reflexões sobre o ensino da dança para pessoas com baixa visão a partir de sua própria vivência como bailarina com baixa visão. O minilab oferecerá uma experiência sensorial aos participantes e promoverá debates sobre acessibilidade no ensino das artes performáticas.

Já a segunda atividade, “Nuances da Matinta Pereira”, será realizada no dia 20 de setembro, também das 18h às 20h, sob a orientação do artista circense Antônio do Rosário. Com formação pela Escola Nacional de Circo, Antônio é um dos poucos artistas circenses da região Norte a ter essa credencial. No minilab, ele explorará a criação artística circense a partir da perspectiva de uma personagem LGBTQIA+, inspirada na figura folclórica da Matinta Pereira, estabelecendo discussões sobre diversidade e cultura popular.

Segundo Danilo Bracchi, coordenador de linguagem cênica da Fundação Cultural do Pará, o projeto dos minilaboratórios é uma oportunidade para que artistas compartilhem e experimentem metodologias de criação em um espaço imersivo. Cada minilab tem um limite de vagas de trinta participantes e os inscritos terão direito a um certificado ao final. O prazo para inscrições no minilab “O Corpo que Dança” vai até 19 de setembro, e para “Nuances da Matinta Pereira”, até 20 de setembro.

As inscrições podem ser feitas através dos seguintes links:

Formulário de inscrição para “O Corpo que Dança”

Formulário de inscrição para “Nuances da Matinta Pereira”

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

As Eleições 2024 e os candidatos animais.

Anterior

Café com Ciência no Museu Goeldi promove discussão sobre branquitude, racismo e epistemologia antirracista nos estudos críticos

Próximo

Você pode gostar

Comentários