Em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico. A Lei nº 378/1937, no governo Getúlio Vargas, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a fim de proteger e preservar os bens culturais do país, marcando…

A incorporação do território da então Província do Grão Pará e Rio Negro ao Império Brasileiro, fruto de um engodo, ensejou em poucos meses a tragédia do brigue Palhaço e, mais de dez anos depois, a sangrenta Cabanagem, mas esse…

O juiz Jonatas dos Santos Andrade renunciou à presidência da Amatra 8 – Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região e vai assumir o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, a convite da ministra Rosa…

Quando todos apostavam em uma radicalização que causasse esgarçamento das relações empresariais na cúpula das indústrias instaladas no Pará, a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará, liderada por José Conrado Santos e José Maria Mendonça, deu uma…

Transformando resíduos em joias

Fotos: Carlos Sodré
Até 31 de dezembro as 44 joias criadas por Lídia Abrahim, Mônica Matos, Marcilene Rodrigues, Nilma Arraes e Argemiro Muñoz, com produção e ourivesaria de Ednaldo Pereira, Paulo Tavares, Amajoia, Amazon Art, Yemara, Silabrasila, Joiartmiro, Moa-Arãn e Mônica Matos Joias da Amazônia, aproveitando resíduos, podem ser admiradas – e compradas! – na mostra “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria”, no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, em Belém. Os preços variam entre R$60 e R$2.350 e os colares, braceletes, pingentes, prendedores de gravata, brincos e anéis traduzem a cultura regional, nas cores dos minerais e grafismos, com sofisticação e design arrojado, a partir de técnicas inovadoras de ourivesaria e respeito ao meio ambiente. A nova coleção de joias em ouro e prata lançada pelo Polo Joalheiro do Pará é fruto de quase uma década de pesquisas de Paulo Tavares, mestre ourives que assina a coordenação técnica da exposição. A iniciativa é do Governo do Pará, via Seicom e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia. 

Confiram algumas das peças nas fotos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *