0

Em noite de gala na próxima segunda-feira, 24, às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, o governador Helder Barbalho vai lançar o 110º Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará 2022, com transmissão ao vivo pela TV e Portal Cultura. No evento, a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a Federação Paraense de Futebol (FPF) assinarão o contrato de cessão de direitos de transmissão dos jogos, além da formalização do naming rights da competição entre o Banpará e a entidade que representa o futebol parauara. Em ambas, há a participação dos doze times que compõem a série A do campeonato: Águia de Marabá, Amazônia Independente, Paragominas, Paysandu, Bragantino, Itupiranga, Tapajós, Tuna Luso, Caeté, Castanhal, Independente Tucuruí e Clube do Remo.

O presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, assumiu o compromisso de proporcionar uma versão melhor e mais detalhada do campeonato, especialmente porque agora há telespectadores de outros estados que não são apenas torcedores de clubes paraenses, mas vão acompanhar os jogos e precisam entender a dimensão do Parazão no cenário do futebol nacional. Ele escolheu a jornalista Tayná Martinez, que comanda o Esporte Cultura, para apresentar a cerimônia, marcando assim o protagonismo feminino em um campo tradicionalmente ocupado por homens.

Durante o evento, será revelado o mascote do campeonato e os participantes poderão ajudar a escolher um nome para ele, através do Portal Cultura. As três ideias mais criativas serão disponibilizadas para votação. O amuleto da competição é um pirarucu que representa a força e a resistência da cultura paraense. A opção pelo gigante da Amazônia também alerta para o risco de extinção que a espécie corre por conta da pesca predatória praticada ao longo de muitos anos e o uso do couro deste peixe como artigo de moda.

Outra novidade antecipada por Hilbert Nascimento é que o Parazão Banpará ampliou a transmissão dos jogos com a entrada da TV Educativa da Bahia, que alcança mais de dez milhões de telespectadores e se junta à Rede Meio Norte do Piauí e à TV Brasil, levando os jogos para todo o país em TV aberta e fechada. A turma da Funtelpa também criou a cobertura 360º do Parazão Banpará. Trata-se de um pool incluindo TV, Rádio, Portal e mídias sociais da Cultura, e até o programa Meio de Campo, que antecede as transmissões dos jogos com um bate-papo bem descontraído, além do Troféu Meio de Campo, que premia os melhores atletas da temporada mais votados pelo público e por jornalistas esportivos e os informativos no Esporte Cultura e Jornal Cultura.

O campeonato mantém a tradição que começou em 2020 com o emblema oficial da competição, o chamado patch, aplicado em todas as camisas dos participantes da temporada. A taça Estrela do Norte, moldada segundo os traços da cultura marajoara, com alças inspiradas na logo do Banpará e carregando linhas que circundam o troféu, representa os cinco valores essenciais do esporte: compromisso, esforço, perseverança, humildade e respeito.

O primeiro jogo do Parazão Banpará 2022 será no dia 26 de janeiro e a final está prevista para 3 de abril, de acordo com o calendário indicado pela Confederação Brasileira de Futebol, que antecipou os torneios nacionais, já que este ano tem Copa do Mundo. Na rodada de abertura, o Paysandu, campeão da última competição, joga em casa contra o Bragantino. O Amazônia Independente, que conquistou o título da série B, marca a estreia na elite do campeonato jogando contra o Remo. E a Tuna, vice-campeã de 2021, enfrenta o Águia de Marabá fora de Belém. O único clássico RexPa da primeira fase será realizado na penúltima rodada.

Ferryboats fazem travessia de Icoaraci a Outeiro

Anterior

Famílias de Marabá em situação deplorável

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários