O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Brega no Pará é coisa séria. Tem Brega Pop, Brega Calypso, Brega Marcante, Brega Saudade, Tecnobrega, Melody, Tecnomelody … Verdadeiro hino (música oficial dos 400 anos de Belém), não há quem desconheça o clássico Ao Por do Sol, eternizado na…

Uma reunião no Ministério Público do Estado do Pará colocou em pauta a situação caótica da Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, onde proliferam construções e empreendimentos comerciais irregulares, transporte fluvial desordenado, festas e…

Lançamento do Guia Gastronômico e Turístico do Tapajós

O Guia Gastronômico e Turístico da Abrasel/Tapajós será lançado em maio de 2012, com a finalidade de garantir o desenvolvimento do setor gastronômico da região e fortalecer a cadeia produtiva do turismo. Para os idealizadores do roteiro, essa é a forma mais eficaz de divulgar as empresas formalizadas que trabalham no setor da alimentação, contribuindo ainda para o aumento no faturamento dos associados e estimulando a legalização dos empreendedores informais.

Além da gastronomia, o Guia busca fortalecer o turismo com um capítulo especialmente voltado às atrações que a região possui. Neste sentido, a Companhia Paraense de Turismo apontou a inclusão no guia dos dez produtos da região classificados como estrelas pelo Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará: Floresta Nacional do Tapajós (Flona), Reserva Extrativista do Tapajós-Arapiuns, Comunidades Ribeirinhas da Flona, Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, Encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, Festa do Sairé, Alter do Chão (praia e paisagem) Artesanato Cerâmico da Cultura Tapajônica, Conjunto Arquitetônico e Histórico de Belterra e Semana Santa (Encomendadores de Alma). Vale destacar que a gastronomia do Tapajós é uma das mais ricas do Pará, com forte inclinação para pratos ticos à base de peixes.

A Companhia Paraense de Turismo, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), também está executando o mapeamento turístico e cultural do Polo Tapajós. A iniciativa visa garantir geração de trabalho e renda nas comunidades a partir das visitações de turistas. A pesquisa vai garantir levantamento do inventário cultural, acervo museológico, registro etnográfico, recuperação e manutenção de museus, criação de centro de interpretação, publicações didáticas bilíngues, conservação do patrimônio material e imaterial e capacitação nos polos Belém, Tapajós e Marajó, consideradas regiões prontas ao turismo internacional, áreas prioritárias de abrangência do Prodetur Pará. Entre as ações também estão previstos seminários e oficinas com as comunidades.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *