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O que faz do Círio de Santo Antônio ser especial e único é o fato de ser um círio noturno, na enseada do Trombetas em frente a Oriximiná. E atravessar uma preamar de barquinhas iluminadas, como se atravessasse alguma constelação flutuante nas águas do rio. Torna-se, portanto, uma imagem cósmica e íntima na dimensão devaneante da crença religiosa, no âmbito do que eu que chamo de poética do imaginário dominante na cultura amazônica. É isso que faz dele um acontecimento especial, como uma verdadeira epifania.
Creio que o Círio de Oriximiná revela um singular momento do que identifico como a inseparável relação cultural genética decorrente da bela harmonia entre o homem e a natureza de rios, florestas e encantarias, que é o lugar onde habitam os encantados da teogonia amazônica. Essas encantarias estão localizadas no mais secreto dessa paisagem e no coração das pessoas. O Círio é puramente estético na primeira parte do cortejo passando em frente à cidade e da contemplação do povo, numa forma de transe da sensibilidade estetizante, constituidora dessa comunidade emocional em que a população se tranforma ; e se converte em um círio mágico religioso, quando desenbarca nas ruas da cidade, passando a ser organizado em alas de irmandades, seguindo nos ombros dos fiéis conduzidos por salmos e cânticos sacros, inspirando devoção e piedade, para alcançar o seu momento supremo na grande missa campal que o encerra em frente à igreja.
É um belo e raro momento de totalidade humana onde o religioso se agrega ao estético, e ambos se enriquecem com essa intercorrência complementar devotada ao imaginário poetizador, presente nas relações do homem com a natureza e dos homens entre si, na ainda Amazônia profunda.
Não se pode , também, desligar o Círio de Oriximiná de sua paisagem cultural. Acredita-se que no mais profundo dos rios da Amazônia, como o Trombetas, por exemplo, está situado o lugar das encantarias, onde moram os serem encantados. Dentre esses seres sobrenaturais está a cobra-grande, a boiúna que, quando aflora no espelho das águas assume a forma de um navio iluminado. Ora, numa visão de amazonividência, o deslizar dos barcos iluminados do Círio de Oriximiná pode muito bem instigar o imaginário local com a remota idéia de uma espécie de encantamento.
Não temos que ter timidez em revelar essas emoções caboclas, essas associações fantásticas, pois elas são constitutivas de nossa originalidade cultural e sabedoria. A sabedoria de ver o mundo de uma forma poética, que integra numa unidade mágica, o real e o imaginário, o religioso e o profano, o particular e o universal, o sonho e a realidade. Aí se manifesta a complexidade da existência humana, onde tudo sestá integrado e pleno.
O Círio de Oriximiná é um dos mais belos momentos de uma religiosidade puramente amazônica. Nele, a correnteza das águas do rio se integra com a correnteza dos passos humanos caminhantes pelas ruas, a devoção dialoga com a contemplação, a luz do olhar confunde-se com a luz da fé, a crença se mescla com a imaginação, a espontaneidade conjuga-se com o ritual místico religioso, a luz dos barcos boiúnamente iluminados funde-se com a luz da fé nas almas, a margem do rio se torna a margem da própria alma.
Dentre os vários signos que conferem originalidade ao Círio de Oriximiná, destacam-se as barquinhas iluminadas que inundam o rio em frente à cidade. Elas fazem das águas do Trombetas um espelho do céu estrelado. São como se uma constelação inteira estivesse derramada ou semeada no rio. E quando o Círio iluminado passa com seus barcos em meio a essa multidão de estrelas flutuantes, é como se a boiúna mística fosse passando, ou como se a própria santidade desfilasse a sua eternidade diante da súbita maravilha do olhar dos homens.

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João de Jesus Paes Loureiro é poeta, professor da UFPA, mestre em Teoria Literária e Semiótica (PUC/Campinas/SP) e doutor em Sociologia da Cultura (Sorbonne/Paris/França)

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