Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Janela para o debate ético, jurídico e político


O jovem professor doutor Victor Sales Pinheiro criou o site Dialetico, onde deixa disponíveis palestras e oferece cursos e assim possibilita que todos conheçam as principais correntes do debate ético, jurídico e político contemporâneo. Hoje, por exemplo, começa o  Curso de Introdução à Filosofia Clássica a partir de S. Tomás de Aquino, abrangendo todas as disciplinas
filosóficas desenvolvidas da modernidade: Ontologia, Epistemologia, Lógica,
Antropologia, Ética, Política, Direito e Estética (vejam o p
rograma
completo aqui) e amanhã inicia
 o Curso de Introdução à Filosofia Clássica: Aristóteles – Ética, Política, Poética, Retórica, Lógica e Metafísica (confiram o programa completo aqui). Ambos têm 24 de meses de duração, acabam em dezembro de 2018.

Os direitos humanos, linguagem moral da
política e principal instrumento jurídico da liberdade, caíram na banalidade. O tema é atualíssimo. Na palestra 
“A crise dos Direitos Humanos: entre liberdade e virtude” – que vocês podem assistir clicando no vídeo aí em cima –, Victor Sales Pinheiro analisa a dificuldade do liberalismo em fundamentar os direitos
humanos e a necessidade de pensá-los a partir de noção substantiva de virtude. Aproveitem esse vasto e interessante material.
 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *