Publicado em: 11 de junho de 2025
Nos dias 11 e 12 de junho, a Universidade da Amazônia (UNAMA) sedia a 4ª edição do Fórum de Comércio Exterior, no campus Alcindo Cacela, em Belém. Com o tema “Do compromisso à ação – a nova era da exportação sustentável amazônica pós-COP30”, o evento, que é aberto ao público geral e tem acesso gratuito, propõe um espaço de reflexão e construção coletiva sobre os caminhos possíveis para uma economia de exportação mais responsável, ecológica e integrada aos desafios climáticos da atualidade.
Organizado pelo curso de Relações Internacionais da UNAMA, o fórum já é tradição no calendário acadêmico da instituição e, nesta edição, integra as atividades de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A abertura oficial acontece na quarta-feira, dia 11, às 18h, no auditório B-100, com a palestra magna “Diplomacia verde e comércio exterior na Amazônia: desafios e oportunidades pós-COP30”, ministrada pelo professor Mário Tito Almeida, especialista em política internacional, e pelo advogado e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Adnan Demachki. O encontro discute o papel geopolítico da Amazônia no novo cenário de transição energética global e a importância das diretrizes ambientais para acordos comerciais internacionais.
Na quinta-feira, dia 12, os trabalhos seguem das 9h às 17h, com painéis temáticos que envolvem especialistas, pesquisadores e representantes de entidades públicas e privadas. Entre os temas que estarão em destaque estão a governança verde e o Comércio Exterior pós-COP30, perspectivas da inovação da bioeconomia na Amazônia e diplomacia verde e o Comércio Exterior global.
Esses debates visam fornecer subsídios práticos e teóricos para a formulação de estratégias que alinhem a sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento econômico da região, explorando oportunidades nas cadeias produtivas da sociobioeconomia, bioindústria e comércio internacional.
Segundo a professora Dalva Lima, coordenadora do curso de Relações Internacionais da UNAMA, o Fórum representa uma oportunidade de interação entre o meio acadêmico, o setor produtivo e as instituições de regulação e apoio ao comércio internacional. “Neste ano, trazemos como tema a COP30 e seu legado para a exportação na região Norte, reforçando o compromisso de falarmos sobre esse território tão rico e importante para o Comércio Exterior”, afirma.
Dalva Lima reforça que, além de abordar os desafios de uma economia ambientalmente responsável, o evento tem o objetivo de engajar estudantes e a comunidade local. “Nosso dever é incentivar as novas gerações a se posicionarem como agentes de transformação no cenário internacional, começando com a região na qual vivem. Os estudantes e a comunidade como um todo possuem papel indispensável para esse feito”, conclui.
Comentários