Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, até este domingo, 5, de 9h às 21h.
A Ioepa está lançando trinta livros, entre os quais os onze vencedores do Edital de Literatura Prêmio Dalcídio Jurandir, e oferecendo oficinas de origami e quadrinhos, contação de histórias, teatro de bonecos de miriti com o grupo Folhas de Papel, espaço para desenhos livres e pintura de rosto para crianças. O estande abriga também as ações do projeto Portal do Conhecimento, a Editora Dalcídio Jurandir, a Loja da Ioepa e um local para lançamentos de livros, milagrosamente nos exíguos 20 m2.
Em parceria com a Academia Paraense de Jornalismo, o estande da Ioepa expõe e vende os livros do saudoso escritor, jornalista, folclorista, professor, cientista social, economista, pesquisador e contador de histórias Walcyr Monteiro, que em 29 de maio de 2019 foi se juntar à Matinta-Perera, à Mãe D’Água, ao Jurupari, ao Curupira, ao Mapinguari, ao Lobisomem, à Mulher do Táxi, à Porca do Reduto e às demais Visagens e Assombrações, personagens da encantaria de suas obras que povoam o imaginário popular amazônida. Walcyr era membro da Academia Paraense de Jornalismo e deixou muita saudade em sua legião de leitores e admiradores. Era um ícone da Feira do Livro. Em sua memória, a biblioteca da APJ leva seu nome. Átila Monteiro tomou para si a missão de manter para as futuras gerações as histórias fantásticas criadas por seu pai e, ao lado do seu filho, Pedro Guilherme Almeida Monteiro, esteve no estande da Ioepa conversando com os fãs de Walcyr. Aproveitem e se inscrevam no canal Viver Agora – Lendas da Amazônia, no YouTube, para assistir a episódios dessa saga maravilhosa. Sigam as páginas Lendas da Amazônia no Facebook e Instagram. Walcyr Monteiro, presente!
A Academia Paraense de Jornalismo agradece a Moisés Alves, coordenador do estande e editor da editora Dalcídio Jurandir, e ao presidente da Ioepa, Jorge Panzera, pelo acolhimento.
Comentários