0

O desabamento do edifício Real Class foi por erros nos cálculos da estrutura do prédio. É a conclusão do laudo técnico elaborado pela Faculdade de Engenharia Civil, por meio do  Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais, do Instituto de Tecnologia da UFPA, perícia contratada pelo Crea-PA.
 Os erros são atribuídos ao engenheiro de estrutura, responsável pelo projeto, Raimundo Lobato da Silva. “Foi um projeto mal feito”, disseram os engenheiros que elaboraram o estudo, presentes na entrevista coletiva, ontem à tarde.
Diversos pilares do pavimento térreo não apresentavam resistência compatível com os esforços atuantes e ruíram bruscamente, sem apresentar fissuras. “Em pouco mais de nove segundos o prédio veio abaixo, simulação apresentada no laudo”, revelou o diretor da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA, professor doutor Manoel Diniz Peres.
Os engenheiros utilizaram softwares para analisar os projetos de arquitetura, estrutura, fundações e laudos de sondagem. Realizaram ensaios em amostras de aço e concreto, colhidos no local. Tudo foi feito no Laboratório de Engenharia Civil do ITEC/UFPA.
O laudo será encaminhado à Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia e Segurança do Trabalho do Crea-PA, que irá verificar se houve negligência, imprudência ou imperícia. Leia a matéria na íntegra em “Últimas Notícias”, no site Uruá-Tapera.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Contaminação em Salinópolis

Anterior

SOS Banpará

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *