Lugar de mulher é definitivamente na ciência: uma equipe composta exclusivamente por meninas deixou sua marca na história da robótica educacional. A Mirakitan, formada por estudantes da Escola SESI Belém, conquistou o troféu “Reconhecimento dos Juízes” no Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, em São Luís.
A competição F1 in Schools desafia os estudantes a projetarem, construírem e testarem miniaturas de carros de Fórmula 1, utilizando softwares de engenharia e impressoras 3D para prototipagem. Além da parte técnica, as equipes também desenvolvem estratégias de marketing e empreendedorismo. A disputa é uma imersão no mundo da inovação e da gestão de projetos.

A líder da Mirakitan, Jéssica Púpia, ressaltou a importância da conquista e os desafios enfrentados durante a preparação. “Tivemos muito pouco tempo comparado às outras equipes. Uma preparação ideal leva de 8 a 10 meses, e nós tivemos entre 3 e 5 meses. Mas mostramos para os juízes que, mesmo com essas dificuldades, estávamos lá para entregar o melhor e representar o nosso estado e a nossa identidade feminina”, destacou.
A conquista da Mirakitan é histórica: é a primeira equipe exclusivamente feminina do Pará a participar do torneio e também a primeira a conquistar um troféu na modalidade F1 in Schools. “Isso é um feito muito grande para a gente, é algo muito importante para termos mais reconhecimento nessa área”, concluiu Jéssica.

Além da Mirakitan, o SESI Pará foi representado por outras duas equipes no torneio: Engenheiros da Amazônia e Amazon Predators. A equipe Engenheiros da Amazônia, da Escola SESI Icoaraci, competiu na modalidade FIRST® LEGO® League (FLL), cujo tema desta temporada, “Submerged”, abordou a preservação dos oceanos. Já a Amazon Predators, da Escola SESI Belém, disputou na mesma modalidade da Mirakitan, o F1 in Schools.
Para a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, a participação das equipes paraenses no torneio foi uma vitória coletiva. “O SESI Pará encerrou sua participação no torneio regional do Maranhão com a grande vitória da equipe Mirakitan. Mas não só isso, a participação das outras equipes também foi muito gratificante, porque essa experiência é uma premiação pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano. O simples fato de participar já é um resultado de excelência”, afirmou.
O Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão reuniu 120 equipes de 10 estados brasileiros com o intuito de promover o aprendizado em ciência, tecnologia e inovação. O evento é uma plataforma de incentivo para estudantes da Rede SESI de Educação e de escolas convidadas desenvolverem soluções criativas e sustentáveis para desafios do mundo real. A competição desafia os jovens em suas habilidades técnicas e também estimula o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a capacidade de resolver problemas complexos.

Comentários