1

O Troféu Carlos Rocque, criado em homenagem ao saudoso jornalista, historiador e idealizador da Romaria Fluvial, este ano foi confeccionado pelo artesão Josias Plácido Silva, o mestre Pirias, e premiou as embarcações, proprietários e decoradores vencedores do 35º Concurso de Ornamentação de Embarcações, promovido pela Secretaria de Turismo do Pará, na manhã desta quinta-feira (20), no auditório do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro. O titular da Setur, André Dias, e o coordenador do Círio 2022, Antônio Salame, anunciaram os prêmios.

Na Categoria A – Embarcações Regionais, que incluem cascos de madeira ou aço com dois ou até três conveses e normalmente transportam passageiros em rede para diversas localidades da região amazônica, o primeiro lugar ficou com “Paulo Santos”, seguido por “Tribo dos Kaiapós” e “Ana Beatriz IV”.

O decorador Elzo Leão, vencedor com a ornamentação do barco Paulo Santos, contou que se inspirou em sua vivência marajoara, pois a embarcação fez o trajeto Marajó-Belém.

Já a Categoria B – Outros Tipos de Embarcações, composta por ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros e pesqueiros, foi vencida pelo ferry boat Amazonas II. O segundo lugar ficou com Comandante Lucas e na terceira colocação Rio do Norte. O dono do ferry boat vencedor, José Maria Lopes Martins, estendeu seus agradecimentos também à agremiação Rancho Não Posso Me Amofiná, parceira nessa empreitada.

Os jurados avaliaram e atribuíram pontos de 01 a 10 a cada concorrente, de acordo com os critérios de Ornamentação Religiosa; Postura da Tripulação; e Obediência ao horário e percurso do cortejo, ou seja, à segurança na navegação. Foram jurados nesta edição Cinthia Margarone, Diego Borges, Fábia Sabado, Maria Castro e Péricles Carvalho.

Cerca de 300 embarcações receberam a bandeira para identificação na Romaria Fluvial, cumprindo os requisitos exigidos no ato da inscrição do evento coordenado pela Capitania dos Portos. Na Romaria Fluvial não houve qualquer incidente.

Fotos de Paulo Santos.

Hemopa doa livros a dono de sebo vítima de vândalos

Anterior

Helder quer floresta como nova commodity global

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários