Publicado em: 29 de outubro de 2025
No próximo dia 6 às 18h30 o antropólogo Carlos de Matos Bandeira Jr. lança o livro “Em busca do Bamburro: memórias do trabalho, reciprocidade e a construção da masculinidade em garimpos amazônicos”, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos da Universidade Federal do Oeste do Pará, Unidade Tapajós, bairro do Salé, em Santarém.
A obra é fruto da dissertação de mestrado do autor, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da Ufopa, sob a orientação do professor doutor Rubens Elias da Silva, e conta com o apoio da Fundação de Integração Amazônica. O trabalho foi selecionado entre as melhores dissertações do programa para publicação em livro, pela relevância acadêmica e sensibilidade etnográfica com que aborda o universo garimpeiro.
Carlos Bandeira Junior mergulha nas experiências, narrativas e memórias de trabalhadores da mineração artesanal de ouro na Amazônia, revelando as complexas dinâmicas de trabalho, reciprocidade e construção da masculinidade que marcam a vida nos garimpos. O autor propõe uma reflexão crítica sobre o que significa “fazer-se homem” nesse contexto, onde o risco, a solidariedade e o sonho do “bamburro” se entrelaçam nas trajetórias de milhares de trabalhadores.
O lançamento contará com sessão de autógrafos e roda de conversa com o autor e convidados.









Comentários