Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

Dom Azcona pede ajuda à UFPA

Foto Alexandre Moraes 
O bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, propôs à Universidade Federal do Pará que assuma posição de protagonismo no debate acerca da realidade socioeconômica do arquipélago, aproveitando as dezenas de teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de Trabalhos de Conclusão de Curso e outros estudos de extensão já realizados por seus docentes e discentes.
A intenção do sacerdote é criar um núcleo que integre tanto os frutos das pesquisas quanto o apoio às ações para o desenvolvimento da região. “É preciso que as pessoas compreendam o que é o Marajó, a sua dimensão e os seus problemas. E a UFPA pode ser um ponto integrador, chamando os atores para esta discussão”, sintetizou ao 
vice-reitor, professor Gilmar Silva, que o recebeu na terça-feira passada

Um seminário em um dos campi do Marajó, com data a ser definida pela UFPA e Prelazia, será o ponto de partida desse projeto de cooperação. Serão convidados representantes da comunidade, do setor produtivo e políticos com atuação local, estadual e nacional, e ao final do evento serão feitos encaminhamentos concretos

Dom Azcona, que também é o bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II, trava há décadas luta hercúlea em prol do povo marajoara. Do alto dos seus venerandos 77 anos, é incansável tanto na sua fé quanto na assistência aos ribeirinhos, que faz questão de visitar nos mais distantes rincões.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *