Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

Círio de Nazaré, a grande romaria de fé

Fotos: Sidney Oliveira
 Foto:Eliseu Dias

 Fotos: Rodolfo Oliveira
Quando o mar de gente toma conta das ruas de Belém em volta da berlinda carregando a pequena imagem de Nossa senhora de Nazaré, é impossível conter a emoção. São quase dois milhões de pessoas num percurso de 3,5 Km entre a Catedral da Sé e a Basílica Santuário, percorrido por milhares de fiéis na grande procissão do Círio, que dura em torno de seis horas e acontece há 222 anos. 

Doze romarias integram o calendário oficial do Círio, além das 15 noites com shows do Círio Musical, na Praça Santuário.
Voluntários da Cruz Vermelha fazem a retaguarda, ao lado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e de hospitais públicos e particulares. Sete postos fixos foram instalados em todo o trajeto da procissão, munidos de estrutura de urgência e emergência, incluindo equipamentos como desfibriladores, oxímetros e cilindros de oxigênio; e três postos móveis, com ambulâncias disponíveis em pontos estratégicos. Correu tudo dentro do esperado. Houve muitos casos de hipertensão e desidratação, mas nada grave. 
A maior parte dos atendimentos foi de ocorrências de desmaios e queda da pressão arterial devido ao calor. Tropas da PM, somando seis mil homens, além do efetivo da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-PA e Centro Integrado de Operações (Ciop),  atuam para garantir a segurança. Mais de 27 mil profissionais, incluindo os da área da saúde, trabalham no esquema especial montado pelo Governo do Estado. Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam em conjunto. 

Organizado pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) e já tradicional nas programações do Círio, o Grand Coral encantou quem passou pela avenida Presidente Vargas. O coral é composto por cantores profissionais e amadores de Belém e também por idosos. Durante quase dois meses eles se prepararam para a apresentação deste domingo, que contou com um repertório de canções marianas como “Senhora da Berlinda” e “Maria, Maria”, que incluiu o samba-enredo de 1975, composto por Dominguinhos do Estácio para homenagear a “Festa do Círio de Nazaré”. 

Durante a procissão de hoje foram várias as homenagens musicais ao longo do trajeto por onde a berlinda com a imagem da Senhora de Nazaré passou. Na Estação, a padroeira foi saudada com a apresentação da cantora lírica Patrícia Oliveira e pela banda da Polícia Militar, regida pelo Tenente Genilson Machado. 

Outra tradição é mantida há vinte anos, à base de “vaquinha” pelos servidores da Casa Civil da Governadoria, que montam um posto na Estação das Docas para distribuir água aos romeiros. Este ano foram 150 mil copos de água mineral entregues a quem passava pelo local. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *