0

A segunda atração do Cine Mundi – Sessões Latinas, parceria do Cineclube Paraense e Cine Líbero Luxardo, é nesta segunda-feira, 15, às 19h30, no cineminha do Centur, com a exibição do filme brasileiro “Central do Brasil”, direção de Walter Salles Jr., que acaba de completar 26 anos de lançamento. A entrada é gratuita, com debate sobre o filme.

“Central do Brasil” é um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro. Também ficou conhecido depois que a atriz Fernanda Montenegro, da Dora da história, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e acabou perdendo a prêmio para Gwyneth Paltrow, em “Shakespeare Apaixonado”, no que é considerada uma das maiores injustiças dessa premiação de cinema.

Sinopse – O filme é um road movie, ou seja, um “filme de estrada”, que começa no Rio de Janeiro e desloca a ação para o interior do Nordeste brasileiro. Na história, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – aquelas que ela considera inúteis ou fantasiosas demais -, Dora decide ajudar o menino Josué (Vinícius de Oliveira), após ver a mãe do garoto ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. E assim começa a viagem dessa dupla improvável, que se transforma em uma bela amizade.

Prêmios – “Central do Brasil” ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999; Fernanda Montenegro foi a primeira artista latino-americana indicada na categoria de Melhor Atriz no Oscar; e na 48ª edição do Festival de Berlim, em 1998, ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme, o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro e o Prêmio Especial do Júri.

Serviço: Cine Mundi – Sessões Latinas com a exibição de “Central do Brasil”, direção de Walter Salles Jr., segunda-feira, 15, às 19h30, no Cine Líbero Luxardo, do Centur. Entrada franca.

Texto: Dedé Mesquita

123 anos do Arquivo Público do Pará

Anterior

Novo PSM de Belém começa a atender em maio

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *