O Arquivo Público do Estado do Pará completa 123 anos e abre programação comemorativa nesta segunda-feira (15), a partir de 9h, na sede do Arquivo Público, com palestras sobre os temas “Os 60 anos do golpe civil-militar de 1964 e os conflitos agrários na Amazônia”, com o professor Thiago Broni, da Escola de Aplicação da UFPA, e “Os arquivos como instrumentos de memória e esquecimento”, com a professora Mônica Tenaglia, da Faculdade de Arquivologia. Na terça-feira (16), começa a exposição “Ditadura e os conflitos agrários nos documentos do DOPS”, que fica até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Também a partir de amanhã quem transitar pela Trav. Campos Sales poderá conferir a exposição “Calçadas de Histórias: História do Arquivo Público”, na fachada do Apep, cujo prédio é tombado desde 1982. A mostra é composta por sete painéis, que contam a trajetória do Arquivo Público do Pará.
Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público, concebeu a programação com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o espaço e atingir um público muito maior, que não costuma ir à instituição.
Comentários