Com 98% da obra concluída, o novo Pronto Socorro de Belém, que contará com 150 leitos, sendo 40 da Psiquiatria, vai funcionar em regime ‘portas abertas’. A primeira etapa da obra deve ser entregue já em meados de maio, já com funcionalidade, de acordo com o secretário da Seop, Ruy Cabral, responsável pela obra. A fase atual é de climatização, instalações elétricas, enceramento do piso vinílico, pintura, instalação dos gases medicinais, limpeza e instalação dos equipamentos. Mais de R$ 200 milhões já foram investidos pelo governo do Pará.
Com 28 mil metros quadrados de área construída, o hospital ofertará leitos de urgência e emergência, clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de salas de cirurgia e atendimentos de média e alta complexidade. A unidade atenderá moradores da Região Metropolitana de Belém e, sobretudo, do entorno, a exemplo dos bairros do Benguí, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos.
Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, o novo Pronto Socorro vai contar também com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, que tem como finalidade diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam em sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.
Comentários