0

Bancários e banqueiros travam a terceira rodada de negociações, na segunda-feira, 12, pela manhã. O tema é remuneração. Já foram discutidos os tópicos saúde, condições de trabalho e segurança. As reivindicações: mais equipamentos de prevenção contra assaltos e sequestros, melhoria da assistência médica e psicológica às vítimas da violência e insegurança nos bancos, proibição do porte das chaves de cofres e do transporte de valores por bancários.

O Sindicato dos Bancários paralisou a agência do Itaú/Unibanco em Marituba – região metropolitana de Belém – que funciona sem a porta eletrônica, obrigatória pela Lei Estadual 7013, projeto de autoria do deputado Bordalo (PT-PA).

O próprio INSS reconhece que a categoria é a que mais adoece, tanto de LER/DORT quanto de transtornos mentais. Pesquisa da Universidade de Brasília revelou que houve 181 suicídios de bancários entre 1996 e 2005, o que dá uma média de 18 por ano.  A causa é  o acúmulo das metas abusivas e assédio moral.
 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Solidariedade a Lucinha Bastos

Anterior

Crime hediondo

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *