0

Área contígua ao centro histórico de Belém do Pará, Zona Especial do Patrimônio Histórico declarada por lei, o bairro do Reduto, cenário industrial da belle Époque, da Doca do Reduto no início do século XX, com suas canoas coloridas repletas de paneiros de açaí, peixes e frutas, está passando por transformações sociais. Com vários ateliês e residências de artistas e jornalistas, empreendimentos comerciais e de serviços e a presença do quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo Tenente-Coronel Orlandino, que adota a filosofia do policiamento comunitário, interagindo presencialmente e através de grupos de WhatsApp com moradores e empreendedores, está sendo possível a mobilização social por melhorias. Não têm sido poucos os assaltos e arrombamentos no bairro, furtos de hidrômetros e de fiação elétrica e telefônica, além de invasões dos casarões desabitados.  Os assaltantes agem à luz do dia e desafiam as testemunhas oculares. Assim foi neste final de semana: o empregado de um restaurante viu que um homem estava furtando as telhas de zinco que cercam um grande terreno baldio na esquina da Rua Oswaldo Cruz com Trav. Piedade e o advertiu de que chamaria a polícia. O meliante zombou da advertência e continuou a atividade criminosa. Acionada, a 1ª Cia. do 2º BPM, comandada pelo Tenente Vinícius e integrada pelo sargento Gilmar e os cabos Delgado e Vale, capturou Elizael Barbosa Santos e o conduziu para a seccional de São Brás. As telhas de zinco foram recuperadas e ficaram sob a responsabilidade do denunciante.

Nos casarões que ficam na Assis de Vasconcelos e estão desabitados, todas as telhas, móveis e utensílios já foram pilhados, inclusive à luz do dia. Moradores dos prédios vizinhos assistem a tudo assustados com a desenvoltura e a certeza da impunidade. Ante os gritos de “pega, ladrão!” e “polícia!”, ainda são ameaçados pelos bandidos, que fazem gestos de arma com os dedos, apontando na direção das pessoas, e continuam seus crimes.

Moradores do bairro também denunciam a ação de uma mulher que se passa por mototaxista e vem assaltando pedestres inclusive nas proximidades do Quartel Tiradentes, que fica na esquina da rua Gaspar Viana com a Av. Assis de Vasconcelos, principalmente dos usuários de ônibus que ficam nas paradas. Uma dupla em moto – um homem e uma mulher na garupa – também pratica constantes assaltos à mão armada pelas ruas do bairro, onde há várias pré-escolas, escolas de nível fundamental e médio e até instituições de ensino superior.

Um dos grandes problemas é a poluição sonora. As boates Vitrine, na Trav. Quintino Bocaiúva, entre as ruas Tiradentes e Aristides Lobo; e Exclusive Club, na Trav. Piedade entre as ruas Tiradentes e General Gurjão, há anos perturbam o sossego público, com seus frequentadores gritando, brigando e ameaçando de morte madrugada adentro na rua, sem qualquer providência da Delegacia do Meio-Ambiente. Uma arena licenciada para jogos faz festas com som em altíssimos decibéis, na rua 28 de Setembro, muito além do permitido por lei, inclusive ultrapassando o horário limitado em lei e infernizando a vizinhança.

Outras demandas do bairro do Reduto são quanto à iluminação pública – quase todas as ruas estão na mais completa escuridão, o que aumenta em muito os assaltos, e empregados da empresa terceirizada responsável pela manutenção e troca das lâmpadas e postes oferecem serviços mediante um “agrado”. Ademais, as calçadas estão totalmente irregulares, com alturas diversas, quebradas e sem acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

Em ação preventiva do 2º BPM na sexta-feira (5), houve apreensão de cachimbos, estiletes, isqueiros, facas, cinzas de entorpecentes, serras e uma pedrinha de oxi na área do Ver-O-Peso e no entorno da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Campina, onde os frequentadores se sentem ameaçados. Participaram o 3° SGT Cleber, o 3° SGT Bittencourt, o CB Cipriano, a SD Rosane e os SD Johnatan e SD Carneiro. A varredura também contou com a ajuda do Policiamento Ciclístico, com o 3°SGT Levy e CB S Costa.

O Cinema de David Cronemberg

Anterior

Círio Fluvial Noturno de Oriximiná teve show a 120m de altura

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários