Desde sua origem, Marabá (PA) sofre anualmente enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas e a população que reside em áreas de risco fica em situação de vulnerabilidade. Todos os anos a defesa civil estadual e municipal planeja, monitora e prepara…

Em noite de gala na próxima segunda-feira, 24, às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, o governador Helder Barbalho vai lançar o 110º Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará 2022, com transmissão ao vivo pela TV e…

Todos os órgãos de segurança estão trabalhando de forma integrada para dar suporte à população em face da destruição do pilar central e iminente desabamento do vão da ponte do Outeiro. O Centro Integrado de Comando e Controle da Segup…

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Jr., recebeu em audiência o advogado Arnaldo Jordy e uma comissão integrada por Simone Pereira, da Universidade Federal do Pará; Marcelo Alves, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e…

Água de beber, bica no quintal

Conforme antecipado, a distribuição de água está sendo feita em carros-pipa no canal da Quintino com a Trav. Padre Eutiquio, Aldeia Amazônica, na Pedreira, Trav. Doutor Moraes com a Fernando Guilhon, Trav. Apinagés com o canal da Quintino, Generalíssimo Deodoro com a Fernando Guilhon, Praça do Jaú com a Senador Lemos e na Pedro Álvares Cabral com a Rodovia Sinap. Nova rede elétrica já foi instalada e um transformador reserva foi acionado para substituir o equipamento anterior destruído durante o incêndio provocado por um curto-circuito nos quadros de comando da Estação Bolonha. 

A perda do transformador de 69 mil volts foi uma consequência do curto-circuito, mas temos outro de reserva com a mesma capacidade, no entanto, por ser um transformador muito grande, ele é pouquíssimo utilizado no dia-a-dia. Antes de ligarmos fizemos um reparo completo neste equipamento com apoio da Eletronorte e da própria Celpa. Agora ele já está apto para o funcionamento. A parte elétrica está praticamente pronta. Ele seria o nosso maior empecilho para a distribuição de água porque é um transformador muito grande”, explica o diretor da Cosanpa Fernando Martins, afirmando que o transformador e a nova rede serão suficientes para abastecer quase toda Região Metropolitana de Belém. “Nós trocamos as redes internas que foram todas danificadas com este curto-circuito e substituímos todas por redes aéreas. A Celpa fez isso durante o dia e a noite para ligar os quadros novos. Dos seis quadros que foram queimados, nós temos quatro que já estão ligados”, complementa. Agora, a previsão é de que a situação seja solucionada ainda nesta terça-feira. Tomara, meu Deus, tomara!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *