0

Quem conhece o interior do Pará sabe que a demanda por serviços de saúde e cidadania é muito grande. A população carente é obrigada a longos e sacrificantes deslocamentos, e o elevado custo de transporte, aliado às necessidades básicas de alimentação, na maioria das vezes impede o acesso. Daí a itinerância de órgãos públicos e também de membros do Poder Legislativo. É o caso da comunidade de Jacamim, na zona rural do município de Capitão Poço, na região nordeste do Pará, onde pelo menos quinhentas pessoas foram beneficiadas pela programação do Instituto Deuseny Santos, fruto de parceria entre o deputado estadual Erick Monteiro (Federação PSDB/Cidadania-PA) e a deputada federal Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), sábado (9), na escola municipal Nossa Senhora da Conceição.

Durante o dia inteiro, houve emissão de documentos de identidade, atendimento médico com clínico geral, ginecologista, pediatra e também de odontologia. A Vila do Jacamim fica a cerca de 96 Km da sede de Capitão Poço e para ir à cidade aquela gente humilde precisa sair de casa por volta das 3h30 da madrugada, gastando R$ 80 só para ir e voltar.

Outros municípios também já foram contemplados através da parceria. “Nosso trabalho atua em prol de todo o estado, principalmente nas regiões mais carentes do poder público. E, dessa forma, iremos levar mais qualidade de vida e dignidade para as pessoas”, conta o deputado Erick Monteiro, que tem apoio da Alepa, e já realizou mais de cinco ações de saúde e cidadania em Capitão Poço, passando pela sede do município, pelo bairro Coutilândia e comunidade Cidade de Deus, além das Vilas de Grota Seca e Igarapé-Açu, na zona rural. Além disso, a Caravana da Saúde esteve nos municípios de Bujaru, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Santo Antônio do Tauá, São Miguel do Guamá e Vigia. As próximas serão em Capitão Poço e em Ourém.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Filhote de Peixe-Boi resgatado passa bem

Anterior

FIEPA faz campanha por doação de sangue

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *