O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Brega no Pará é coisa séria. Tem Brega Pop, Brega Calypso, Brega Marcante, Brega Saudade, Tecnobrega, Melody, Tecnomelody … Verdadeiro hino (música oficial dos 400 anos de Belém), não há quem desconheça o clássico Ao Por do Sol, eternizado na…

Uma reunião no Ministério Público do Estado do Pará colocou em pauta a situação caótica da Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, onde proliferam construções e empreendimentos comerciais irregulares, transporte fluvial desordenado, festas e…

Abaeté, o charme do baixo Tocantins

Abaetetuba reserva surpresas para quem a visita pela primeira vez. Distante 51 Km da capital, simples em seu traçado e nas construções urbanas, a cidade cresceu às margens do Rio Maratauíra, um dos afluentes do rio Tocantins. Seu povo é alegre, hospitaleiro e apaixonado pela terra. São 119.152 habitantes. O município também é rodeado de praias fluviais, rios, mangues, baías e igarapés, como a praia de Beja, considerada a mais bonita.
Os artesãos de Abaetetuba levam para Belém, no Círio de Nazaré, em outubro, seus lindos brinquedos de miriti, pintados nas mais diversas cores.

É lá que acontece, nos dias 06, 07 e 08 de junho, o MIRITIFEST, festival que apresenta o artesanato dos brinquedos de miriti, atividade típica desta região. Além dos brinquedos, muitas iguarias são feitas com a polpa da fruta. É só aparecer por aquelas bandas para conferir…E na volta levar muita bagagem e uns quilinhos a mais.

O município, criado em 1880, representa 1,92% da população do Estado. Com área de 610,7 km², tem 0,13% da área do Pará, densidade demográfica de 11 habitantes por km² e seu IDH é de 0,706.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

0 resposta em “Abaeté, o charme do baixo Tocantins”