Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

A res publica violada

A falta de decência na política não tem limites. O País inteiro já sabe que o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, foi apontado em delação premiada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como envolvido no esquema de desvio de dinheiro que vem depenando a antigamente mais poderosa estatal do mundo. O ministro Lobão também foi acusado de montar esquema para ter o domínio na retomada da exploração do ouro em Serra Pelada, no sul do Pará. Vídeos mostram que os garimpeiros chamam-no de “patrão”. O MP descobriu que o escritório que representa interesses da família Lobão, no Maranhão, constava em uma planilha de pagamentos da Coomigasp, a cooperativa dos garimpeiros. Também é suspeito de manipular em favor da mineradora Colossus um contrato para a exploração de ouro na região. Agora li na coluna “Holofote” da revista Veja que um importante financiador da campanha eleitoral doou R$30 milhões ao PMDB e o entregou a ninguém menos que o ministro Lobão. Mas, desconfiado, checou se os destinatários tinham recebido seu respectivo quinhão. Não tinham. Os correligionários imaginam que a dinheirama esteja irrigando a campanha do senador Lobão Filho(PMDB), primogênito do ministro, que é candidato ao governo do Maranhão. E correram para pedir ajuda ao senador José Sarney a fim de que ele entregue a cada um a sua parte.

Que república (sim, com “r” minúsculo, para reforçar sua decadência moral) é esta que tem em seu Ministério tal personagem? Como falar de ética na política se ninguém toma providências efetivas e eficazes ante tal escândalo?

Tudo porque o destino da nação tem sido traçado na calada da noite. Sujeita a res publica à visibilidade de todos, o poder se autolimita ou é limitado pelo controle social, este uma das diretrizes da lei da Transparência Pública, cujos procedimentos se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e os princípios básicos da administração pública.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *